S. Leão II
Papa italiano, eleito presumivelmente no mês de janeiro de 681, o imperador apenas deu a sua aprovação a 17 de agosto de 682 porque queria que este pontífice aprovasse as sessões do concílio de Constantinopla, que não tinha ainda terminado aquando da sua eleição.
Depois de aprovar as ditas decisões conciliares, entre as quais se encontrava a condenação do papa Honório, determinou inclusivamente que qualquer papa eleito a partir dessa data deveria repudiar a chamada Fórmula de Honório.
O imperador Constantino IV outorgou de novo o domínio exclusivo das sedes episcopais da península itálica ao papa, invalidando o decreto do seu pai, Constante II.
O seu papado terminou a 3 de julho de 683.
Partilhar
Como referenciar
S. Leão II na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$s.-leao-ii [visualizado em 2026-06-22 15:51:12].
Outros artigos
-
ConstantinoPapa italiano, crê-se que tinha as suas raízes na Síria, sendo filho de João, e que teria sido arqui...
-
HonórioImperador romano do Ocidente (fins séc. IV-423 d. C.), reinou entre 395 e 423. Pertencia à Casa de T...
-
S. CornélioPapa italiano, após o término da perseguição de Décio, Cornélio (presumivelmente nascido em Roma) fo
-
ConstantinoPapa italiano, crê-se que tinha as suas raízes na Síria, sendo filho de João, e que teria sido arqui
-
Jesus CristoJesus é a forma latina da palavra hebreia que significa "Javé é salvação". O nome Cristo no hebreu q
-
O Senhor Santo CristoConta a tradição que no outono de 1713, durante um grande terramoto na ilha de São Miguel, um grupo
-
Constantino IIOs chefes de duas fações romanas (o primicerius Cristóforo, da nobreza do senado, e o duque Toto de
-
Sainte Foy des Conques (séc. XI)Esta santa foi martirizada, em 303, vítima da perseguição do imperador Diocleciano. No ano de 795 o
-
S. Clemente RomanoHomem religioso (?-97), Papa a partir de 88, foi o primeiro dos padres apostólicos e o quarto papa.
-
CononPapa, filho de um general, este sacerdote foi eleito como compromisso entre duas fações antagónicas,
Partilhar
Como referenciar 
S. Leão II na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$s.-leao-ii [visualizado em 2026-06-22 15:51:12].