Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

1 min

São Bartolomeu
favoritos

Nascido em local e data desconhecidos, a sua morte terá ocorrido provavelmente em Albanopolis, na Arménia. Um dos doze Apóstolos, é mencionado como o sexto nos Evangelhos Sinópticos (Mat 10,3; Mc 3,18; Luc 6,14) e como o sétimo em São João, nos Atos dos Apóstolos (Act 1,13). O seu nome, Bar-Tolai, significa "filho de Talmai" (ou Tholmai), um antigo nome hebreu que atesta a ascendência do santo, e que pode ter sido o seu nome próprio ou um apelido para o distinguir como filho de Talmai. Pensa-se antes que não terá sido o seu nome próprio já que é identificado por São João com Natanael, "dom de Deus", (Jo 1,45-51). Originário de Canãa da Galileia (Jo 21,2), trazido a Jesus pelo testemunho de Filipe, fica convencido perante a perspicácia de Jesus, reconhece o seu messianismo (1, 48 s.) e segue-o até ao fim (21,2,14).

Não existem dados sobre São Bartolomeu nos livros eclesiásticos antes de Eusébio, que refere que Panteno, o mestre de Origenes, quando evangelizava a Índia teve conhecimento que o apóstolo já lá tinha pregado antes dele o Evangelho de S. Mateus, escrito em hebraico. Naquela altura, o termo "Índia" abrangia uma área geográfica muito grande que incluía a Arábia e a Pérsia.

Pintura de Miguel Ângelo retratando o esfolamento de S. Bartolomeu
Existem outras lendas que dizem que São Bartolomeu terá andado pela Mesopotâmia, Pérsia, Egito, Arménia e nas costas do Mar Negro. Uma destas lendas identifica-o, de facto, com Natanael. Diz-se que a sua morte ocorreu na Arménia, em Albanopolis, segundo uns decapitado e segundo outros esfolado vivo, crucificado e deitado ao mar, no Sul de Itália, às ordens de Astíage por ter convertido o irmão deste último, Polímio, rei da Arménia. A iconografia representa-o esfolado e segurando na mão a sua própria pele e com o seu instrumento de suplício, a faca, nas mãos.
As suas relíquias foram, segundo alguns, preservadas na igreja de São Bartolomeu na Ilha Tiberina, em Roma. Em tempos remotos existiu um evangelho apócrifo de São Bartolomeu.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – São Bartolomeu na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-04-13 19:46:30]. Disponível em

Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe