Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

1 min

São Tiago
favoritos

Há dois apóstolos de nome Tiago: um mais novo, Tiago Menor, e um mais velho, Tiago Maior (venerado em Compostela).
S. Tiago Menor é apóstolo e primo de Jesus, martirizado por volta de 62. Não se deve confundir com S. Tiago Maior, também apóstolo, martirizado em 44. São Mateus sobre "os doze e a sua missão" (Mt. 10) identifica os apóstolos referindo "Tiago, filho de Zebedeu" e "Tiago, filho de Alfeu". O mesmo faz São Lucas sobre a eleição dos doze (Lc. 6).
S. Tiago Menor é filho de Alfeu e Maria Cleofas, irmão de Judas, Tadeu e Simão, o Zelador. Esteve presente na crucificação de Jesus ao lado de sua mãe Maria e ao lado de Maria Madalena. Apesar da falta de informações concretas, há lendas e tradições históricas que indicam que pregou na Pérsia e foi bispo de Jerusalém, sendo condenado ao apedrejamento no ano 62. Uma lenda indica que foi derrubado do pináculo do templo e depois serrado. A comemoração de S. Tiago Menor é no dia 3 de maio.
S. Tiago Maior, natural de Betsaida da Galileia, é filho de Zebedeu e Salomé, irmão de S. João Evangelista. Era pescador e tornou-se apóstolo de Jesus Cristo. Depois da crucificação de Cristo, desembarcou na Galiza permanecendo sete anos na Península Ibérica. Regressado à Terra Santa foi preso e decapitado à espada, em Cesareia, por ordem de Herodes, sendo o primeiro apóstolo a morrer martirizado e o único cuja morte é mencionada na Bíblia (Atos dos Apóstolos, 12:2). Os seus discípulos recolheram o seu corpo e levaram-no para Espanha. Depois de diversos milagres, o rei Afonso II, por volta do ano 813, mandou construir uma capela que se tornou centro de peregrinação da cristandade. O local acabou por ser batizado com o topónimo Compostela, que significa campo das estrelas. A comemoração de S. Tiago Maior é no dia 25 de julho.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – São Tiago na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-04-23 16:47:04]. Disponível em

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto