Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

O Livro de San Michele

Axel Munthe

Peregrinação

Fernão Mendes Pinto

2 min

South Park
favoritos

Série humorística de animação norte-americana criada pela dupla Matt Stone e Trey Parker, estreada a 13 de agosto de 1997 no canal Comedy Central. De humor hilariante e politicamente incorreto, é uma animação divertida e dirigida essencialmente ao público adulto abordando temas como o sexo, a violência explícita, a política, e atacando cruelmente qualquer religião e classe social norte-americanas. Satiriza muitos aspetos da cultura americana e de acontecimentos atuais, desafiando convicções e tabus e utilizando muito humor negro.

Baseada na curta-metragem The Spirit of Christmas (1991), dos mesmos Trey Parker e Matt Stone, acompanha as desventuras e infortúnios surreais de quatro jovens amigos mal-educados e irreverentes. Stan, Kyle, Cartman e Kenny são alunos da terceira classe e residem na aparentemente pacata cidade de South Park, no Colorado, onde estão sempre a acontecer as coisas mais bizarras.
As personagens principais são apresentadas de uma forma deliberadamente cruel: Stan Marsh é o líder do grupo, sensato e nervoso, vivendo com o problema de vomitar sempre que a sua namorada Wendy se aproxima dele; Kyle Brofslovski é o cético, crítico e autoritário, mas gozado por todos por ser judeu; Eric Cartman, de carácter agressivo, mimado e rude é o mais gordo do grupo.

É frequentemente a fonte dos problemas do grupo, passando a vida a insultar Kyle por ser judeu e Kenny por ser pobre. Por fim, Kenny McCormick é de classe baixa, vive obcecado por sexo, ninguém percebe o que diz por ter a boca tapada com um capuz, gozando de muitas vidas, porque está sempre a morrer de mil formas diferentes, qual delas a mais cruel.
South Park foi alvo de muitos protestos por parte de grupos conservadores devido à linguagem ofensiva utilizada e aos seus conteúdos choque. O merchandising da série chegou mesmo a ser banido de muitos locais públicos. Entretanto, recebeu algumas nomeações para os Emmys, incluindo o de Melhor Programa de Animação em 1998 e em 2000.

Em 1999, foi realizada por Trey Parker a longa-metragem South Park: Bigger, Longer & Uncut, que é a transposição do universo da série para a Sétima Arte, tendo como tema principal a censura e a hipocrisia da classe média norte-americana que acusa a televisão, o cinema e os livros como fontes geradoras dos males sociais, desresponsabilizando com isso pais e educadores. Neste caso, os quatro jovens veem o filme com classificação para maiores de 18 dos comediantes canadianos Terrance e Phillip, Asses of Fire, após o que os seus pais pressionam os Estados Unidos para declararem guerra ao Canadá.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – South Park na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-02-28 04:59:00]. Disponível em

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

O Livro de San Michele

Axel Munthe

Peregrinação

Fernão Mendes Pinto