Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Steinbroken
favoritos

Personagem do romance Os Maias, de Eça de Queirós, Steinbroken é apresentado como um conde, diplomata e ministro da Finlândia.
Torna-se amigo de Afonso da Maia e íntimo do Ramalhete depois de pretender alugar umas cocheiras e de as ter recebido como oferta.
É Carlos que explica que Steinbroken queria "alugar umas cocheiras e complicou essa simples transação com tantas finuras diplomáticas, tantos documentos, tantas coisas com o selo real da Finlândia, que o pobre Vilaça, aturdido, para se desembaraçar, remeteu-o ao avô. O avô, desnorteado também, ofereceu-lhe as cocheiras de graça. Steinbroken considera isso um serviço feito ao rei da Finlândia, à Finlândia".
Steinbroken é um homem "muito fino, um gentleman, entusiasta da Inglaterra, grande entendedor de vinhos, uma autoridade no whist."; era, também especialista em canto, como todos os da sua família, e "levara parte da sua carreira ao piano". No fim da obra, Carlos da Maia é informado por Ega que Steinbroken era agora "Ministro em Atenas", na Grécia.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Steinbroken na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$steinbroken [visualizado em 2025-07-09 11:17:45].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix