Steven Barnes
Escritor norte-americano de etnia africana, Steven Emory Barnes nasceu a 1 de março de 1952, em Los Angeles, no estado da Califórnia.
Estudou na Escola Secundária de Los Angeles antes de ingressar na Universidade de Pepperdine, onde estudou Artes e Comunicação.
Aficionado das Artes Marciais, que desempenharam uma parte importante nos seus romances, chegando a escrever tratados sobre o assunto, ficou em segundo lugar no Campeonato Nacional de Karaté Coreano no seu país.
Mais tarde, para além de vir a ser cinturão negro em Karaté e Judo, dedicou-se também ao jogo do pau filipino, luta com facas e tiro de pistola, entre outras artes marciais. Estudou Hatha Ioga e Ashtanga Ioga. Tirou também um curso de hipnotismo.
Começou por escrever contos de ficção científica, publicando em 1979 o conto The Locusts numa revista, obtendo assim uma nomeação para o Prémio Hugo.
Juntando-se a uma associação de Berkeley, a Science Fiction and Fantasy Society, conheceu o escritor Larry Niven, com quem passou a colaborar. Desse convívio resultou o seu primeiro romance em coautoria, com o título Dream Park (1981). Muitos outros se seguiram, tal como The Descent Of Anansi (1982), The Legacy Of Heorot (1987), Achilles Choice (1991), The California Voodoo Game e Beowulf's Children (1995).
Barnes passou então a laborar como argumentista para as indústrias do cinema e da televisão, escrevendo para séries com Baywatch (Marés Vivas), Outer Limits e The Twilight Zone (A Quinta Dimensão).
No género do romance publicou obras como Streetlethal (1983), The Kundalini Equation (1986), Fire Dance (1993), Blood Brothers (1996) e Saturn Race (2000). Em Charisma (2000), Steven Barnes analisava o modo como a sociedade programa os indivíduos, prenunciando a sua estigmatização através dos meios tecnológicos.
No ano de 2002 publicou uma obra bastante controversa, Lion's Blood, já que propunha uma alternativa fictícia à História da Humanidade. Barnes imagina que, fugindo de Atenas para o Egito, Sócrates despoleta a vitória de Cartago sobre Roma. Séculos mais tarde, os negros africanos colonizam o continente americano, repartindo-o com os vikings e com os aztecas. Os celtas e os francos foram reduzidos ao papel de escravos ao serviço dos negros. Cerca de mil anos após a derrota de Roma, estala uma guerra, análoga à Guerra de Secessão norte-americana, e que envolve Astecas, Zulos e Árabes.
Steven Barnes publicou uma continuação deste mundo imaginário com o título Zulu Heart (2003).
-
ZulosNome proveniente do quicongo zulu, que significa "céu", designa o povo banto da África do Sul, estab...
-
AstecasHistória Se se acreditar nos contos tradicionais da América Central, os Astecas, ou Mexicas, povo de...
-
CartagoAntiga cidade costeira do Norte de África, foi fundada pelos Fenícios de Tiro em 814 a. C.. Até ao f...
-
SócratesFigura emblemática da filosofia, nasceu em Atenas cerca de 470 a. C. e foi considerado, segundo algu...
-
AtenasAspetos Geográficos Atenas está localizada na parte continental do território grego, na planície da ...
-
HistóriaA História na Antiguidade Os autores clássicos, como Heródoto, Tucídides e Políbio entre os gregos, ...
-
A Quinta DimensãoA série de ficção científica norte-americana The Twilight Zone, que em Portugal ficou conhecida por ...
-
ficção científicaSendo uma forma de expressão artística difícil de definir tanto na literatura como no cinema e na te...
-
Los AngelesA cidade fica situada numa zona abatida, sendo rodeada por várias cordilheiras, a norte pela montanh...
-
CalifórniaEstado membro dos Estados Unidos da América, situa-se a sudoeste. Está limitado pelos estados do Ore...