Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Teixeira Bastos
favoritos

Poeta, jornalista e ensaísta, da segunda metade do século XIX, nascido em 1857, em Lisboa, e falecido em 1902, na mesma cidade. Foi um dos principais divulgadores em Portugal do positivismo de Augusto Comte, que pretendeu aplicar a todos os domínios do pensamento.
Frequentou o Curso Superior de Letras, onde teve como professor Teófilo Braga, que muito o influenciaria, não só na profissão da doutrina positivista (que Teixeira Bastos divulgaria, ao resumir, em Princípios de Filosofia Positiva, de 1883, o Cours de Philosophie Positive de Comte), como também na conceção de uma poesia filosófica consagrada ao progresso da humanidade (que cultivaria em Rumores Vulcânicos, de 1875, e Vibrações do Século, de 1882). Colaborou em vários jornais e revistas, como O Século, A Renascença e O Positivismo, e fundou, juntamente com Teófilo Braga, A Era Nova e a Revista de Estudos Livres. No âmbito da crítica literária, defendeu a aplicação da filosofia positiva à estética realista-naturalista, atribuindo os defeitos patentes nas obras dos adeptos da nova escola à ausência da "luz viva e clara da filosofia positiva, a única que os podia guiar conscientemente na exploração dos fenómenos sociais" e censurando "as minúcias da descrição, a complacência pelas cenas escabrosas e sensualistas, o exagero da adjetivação, e a falta de teses" (in A Renascença).
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Teixeira Bastos na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$teixeira-bastos [visualizado em 2025-07-18 01:50:12].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix