Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

1 min

Terra Sangrenta
favoritos

Intitulado originalmente The Killing Fields, este filme foi realizado por Roland Joffé em 1984 e venceu três Óscares: Melhor Montagem, Fotografia e Melhor Ator Secundário para Haing S. Ngor. Baseado em factos verídicos, o filme retrata as vivências de Sydney Schanberg (Sam Waterston), jornalista do New York Times, que é enviado para o Camboja para cobrir a guerra. No local, trava conhecimento com Dith Pran (Haing S. Ngor), o seu intérprete, e rapidamente desenvolvem uma relação de mútua confiança. Durante a retirada das tropas americanas, Pran abandona a família e permanece junto de Sydney, sendo testemunha dos horrores praticados pelo grupo dos Khmers Vermelhos liderados por Pol Pot.
A obra perpassou um inusitado realismo da violência verificada durante a Guerra do Camboja vista pelos olhos de um ocidental, mas é também um retrato emocionante de amizade personificada na tentativa do jornalista salvar o seu intérprete do campo de concentração dos rebeldes comunistas. Ngor trouxe para o filme muitas das suas vivências pessoais, pois à altura da guerra era médico e foi preso pelos Khmers, tendo conseguido fugir para a Tailândia. De salientar também a forte presença de John Malkovich num papel secundário, como fotógrafo de guerra.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Terra Sangrenta na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-16 13:06:54]. Disponível em

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez