Torrentes. Últimos Versos
Volume de poesias, de Teófilo Braga, anunciado no prefácio do autor como o último do "ciclo poético da Visão dos Tempos", perfazendo "a última série, a cúpula deste edifício concentradamente arquitetado". Na realidade, surgirá ainda, em 1884, o quinto volume, Miragens Seculares. Partindo desta perspetiva e obedecendo ao seu impulso constante no sentido da (re)ordenação da sua obra, o autor apresenta, na introdução, um plano geral desse ciclo poético, especificando o lugar em que cada um dos poemas (incluindo os presentes nos volumes anteriores) deveria, em definitivo, figurar.
As composições publicadas neste volume parecem girar em torno do tópico da incompreensão do artista. Atente-se, por exemplo, nos poemas dramáticos "Auto por desafronta" (que põe em cena um Gil Vicente obcecado em defender-se dos seus detratores) e "Poeta por desgraça" (centrado na vida amargurada e nas perseguições feitas ao poeta da Arcádia Pedro António Correia Garção), ou ainda na composição "Vertigem do Infinito" (diálogo entre O Poeta, identificado com Goethe, e Mefistófeles), acerca da voragem da criação artística.
Partilhar
Como referenciar
Torrentes. Últimos Versos na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$torrentes.-ultimos-versos [visualizado em 2026-06-23 20:52:47].
Outros artigos
-
criação artísticaA criação artística é um processo comunicativo que valoriza os conceitos de criatividade e de arte. ...
-
Correia GarçãoPoeta português, de nome completo Pedro António Correia Garção, nascido em 1724 e falecido em 1772, ...
-
AntónioAutor de banda desenhada e caricaturista (o mesmo que cartoonista ou cartunista) português, António ...
-
Gil VicenteNão há dados exatos quanto à data e local do nascimento de Gil Vicente. Contudo, e de acordo com Jac...
-
Desengano de PerdidosA obra de espiritualidade Desengano de Perdidos, publicada em Goa pelo bispo missionário Frei Gaspar
-
O DelfimRomance da autoria de José Cardoso Pires. A narrativa gira em torno da misteriosa morte da esposa de
-
O Senhor DeputadoTerceiro romance da série Cenas da Vida Contemporânea, dotado de um prefácio doutrinário onde Júlio
-
Floresta de vários RomancesVolume destinado a completar o Cancioneiro e Romanceiro Geral Português, onde Teófilo se propõe reco
-
Elegias de LondresA elegia, género cultivado na Antiguidade Greco-Latina, além da sua estrutura prosódica particular,
-
Livro do DesassossegoO Livro do Desassossego de Bernardo Soares é o nome da obra mais fragmentária de Fernando Pessoa, ma
Partilhar
Como referenciar 
Torrentes. Últimos Versos na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$torrentes.-ultimos-versos [visualizado em 2026-06-23 20:52:47].