vácuo
O vácuo consiste na porção de espaço que não se encontra ocupada por qualquer matéria ou radiação.
Na Física antiga, a ideia de vácuo foi negada por Aristóteles e pelos seus discípulos, que sustentavam que "a natureza tem aversão ao vácuo e está livre dele", e defendida pelos atomistas, que a consideravam uma hipótese fundamental no apoio à existência dos átomos. No século XVII (revolução científica) foi substituída pela conceção clássica, que se apoiou na invenção do barómetro por E. Torricelli (1644) e na experiência efetuada por O. von Guericke (hemisférios de Magdeburgo, 1654). A estas vieram-se juntar as experiências comprovativas de que a luz se propaga no vácuo, embora o mesmo não aconteça com o som.
No século XIX, o conceito de vácuo sofreu novas modificações, originadas pela determinação da radiação térmica contida num cilindro, no qual, após forçar a existência do vácuo durante um certo tempo, se restabelecia a situação original. J. Stefan (1879) determinou, experimentalmente, que a densidade da referida radiação era proporcional à 4.ª potência da temperatura e o seu aluno L. Boltzmann (1883) justificou este facto teoricamente.
Na atualidade, a teoria que se refere ao vácuo inclui tanto as conceções de mecânica clássica como a de mecânica quântica e afirma que, mesmo admitindo um vácuo que atingisse o ponto 0, existiria uma radiação de origem térmica (radiação de ponto zero), o que torna impossível falar do vácuo em sentido estrito.
-
mecânica quânticaA mecânica quântica define-se como um tipo de mecânica que tem como bases teóricas a teoria quântica...
-
AristótelesFilho de Nicómaco, médico de Amintas III, rei da Macedónia, nasceu em 384 a. C. na cidade de Estagir...
-
cementaçãoZona que se encontra em alguns jazigos minerais, normalmente do tipo filoniano, abaixo da zona de ox
-
hifa cenocíticaDesignação da hifa asseptada multinucleada. A estrutura cenocítica resulta da divisão repetida do nú
-
cementiteA cementite ou carboneto de ferro é um composto de ferro e carbono, muito duro e frágil, de fórmula
-
celuliteA celulite surge devido a alterações nas células do tecido adiposo (adipócitos) sub-cutâneo que reve
-
CenozoicoÉ a terceira das maiores eras na história da Terra e foi durante esta que os continentes tomaram a c
-
CenoslestídeosFamília de mamíferos marsupiais sul-americanos que, conjuntamente com os Didelfídeos, são os únicos
-
células da gliaCélulas que, juntamente com os neurónios, constituem o tecido nervoso. As células da glia, ou neuróg
-
estrutura cenocíticaEstrutura de organismos plurinucleados que não possuem por isso estrutura celular característica, em