Waldemar Bastos
Músico e compositor angolano nascido em 1954 na província de São Salvador do Congo (Angola), morreu a 10 de agosto de 2020, em Lisboa, Portugal.
A sua carreira musical começou aos 7 anos, quando o pai descobriu o filho, com um acordeão, a tocar músicas que ouvia na rádio. Começou, então, a ter aulas de piano e de formação musical e cedo descobriu que aprendia tudo com uma facilidade enorme, não através da leitura das notas, mas por ouvido, o que confirmou o seu talento natural para a música. Não sabendo ler música, Waldemar Bastos é um autodidata, que toca de ouvido, tanto nas suas atuações, como nas suas produções discográficas.
Depois da sua primeira banda de música, Jovial, que atuou em toda a região de Kabinda, Waldemar Bastos formou outros grupos que, por todo o país, tocaram em bailes e em concertos gratuitos, como o de 1990, em Luanda, ao qual assistiram 200 000 pessoas.
Após a independência de Angola, em 1975, com a crise política e financeira do país e dada a violência que levou à morte de alguns artistas ativistas contra o Estado e a política, Waldemar Bastos decidiu viajar pelos países do bloco soviético, como a Polónia, Checoslováquia, Cuba e União Soviética.
Nos anos 80, foi viver para o Brasil e, com a ajuda de Chico Buarque (que conhecera, alguns anos antes, durante o projeto Kalunga), gravou o seu primeiro disco Estamos Juntos (1986) que, para além da participação de Chico Buarque, incluiu também a colaboração de Martinho da Vila, João do Vale e da Orquestra Sinfónica do Brasil.
Depois de uma passagem por Paris, Waldemar Bastos foi viver para Lisboa, em Portugal, onde gravou os discos Angola Minha Namorada (1990) e Pitanga Madura (1992), cujo tema com o mesmo título alcançou um grande êxito.
Gravou, em Nova Iorque, Pretaluz (1998) e, em 2002, lançou o disco 20 Anos de Carreira. Realizou vários concertos, atuando em França, Alemanha, Cabo Verde, Portugal, entre outros.
A sua carreira teve um grande impulso, quando David Byrne, ex-Talking Heads, propôs ao músico angolano a sua participação na recompilação de Afropea 3 : Telling Stories to the Sea, que teve também a colaboração de outros artistas pertencentes ao movimento afro-português, como Cesária Évora e Bonga.
Apesar de ter crescido sob o clima de guerra e de opressão política, a sua música transmite imagens positivas, que convocam um sentido de unidade entre o povo e que apelam à esperança e à necessidade de valorizar a vida e a beleza no mundo.
-
BongaCantor angolano, Bonga Kwenda nasceu em 1942, em Barceló de Carvalho (Angola). Começou por ser campe...
-
Cesária ÉvoraCantora cabo-verdiana, nasceu a 27 de agosto de 1941, em Mindelo (S. Vicente, Cabo Verde), cidade on...
-
Talking HeadsAs origens do grupo remontam ao início dos anos 70, quando o guitarrista/vocalista David Byrne (n. 1...
-
David ByrneCantor, músico e compositor escocês, nasceu a 14 de maio de 1952, em Dumbarton, na Escócia, mas foi ...
-
PortugalGeografia País do Sudoeste da Europa. Situado na parte ocidental da Península Ibérica, abrange uma s...
-
Cabo VerdeGeografia País de África. Formado por um arquipélago situado no oceano Atlântico, a cerca de 620 qui...
-
AlemanhaGeografia País da Europa Central. Estendendo-se dos Alpes, a sul, até ao litoral do mar do Norte e d...
-
FrançaGeografia País da Europa Ocidental, a França é banhada pelo canal da Mancha a norte, pelo golfo da B...
-
Nova IorqueAspetos Geográficos A cidade de Nova Iorque fica situada no sudeste do estado com o mesmo nome, na f...
-
LisboaAspetos geográficos Cidade, capital de Portugal, sede de distrito e de concelho. Localiza-se na Regi...