Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

2 min

Walter Matthau
favoritos

Ator norte-americano, de seu nome verdadeiro Walter Matthow, nasceu a 1 de outubro de 1920, em Nova Iorque, e faleceu, vítima de ataque cardíaco, a 1 de julho de 2000.

Oriundo de uma família pobre de emigrantes ucranianos, cedo teve que trabalhar para ganhar a vida. Aos onze anos, já trabalhava como barman num pequeno teatro judaico onde participava esporadicamente como ator. Durante a Grande Depressão, foi guarda-florestal, e, aos 17 anos, instrutor de boxe.

Alistou-se no exército americano durante a Segunda Grande Guerra, tendo regressado com seis condecorações, facto que lhe granjeou grandes ovações como herói de guerra. Em 1948, decidiu procurar emprego na Broadway, onde foi contratado como figurante. Progressivamente, foi construindo uma sólida carreira teatral que culminou com o sucesso de Will Sucess Spoil Rock Hunter (1955).

Nesse mesmo ano, estreou-se no cinema, pelas mãos do ator e realizador Burt Lancaster no western The Kentuckian (Homem Até ao Fim, 1955). Os papéis secundários sucederam-se em A Face in the Crowd (Um Homem na Multidão, 1957), de Elia Kazan, e King Creole (O Rebelde Orgulhoso, 1958), de Michael Curtiz.

Aventurou-se na realização com Gangster Story (1960), mas os resultados de bilheteira não foram nada convincentes. Depois de passear o seu talento cómico em Charade (Charada, 1963) e Goodbye Charlie (Quando Ele Era Ela, 1964), venceu o Óscar para Melhor Ator Secundário por The Fortune Cookie (Como Ganhar Um Milhão, 1966), onde incorporou Willie Gingrich, um advogado sem escrúpulos que engendra um plano para o seu cliente (Jack Lemmon) enganar uma companhia de seguros. Com Lemmon, formaria uma das parelhas mais cómicas da história do cinema, complementando-se em todos os aspetos - regra geral, Lemmon fazia o papel de ingénuo e Matthau o de vilão cómico.

A dupla repetiu o êxito em The Odd Couple (Mal Por Mal Antes Com Elas, 1968). Logo depois, Matthau encetaria uma nova viragem na sua carreira, escolhendo papéis que exigiam uma maior versatilidade dramática: Hello Dolly (1969), Cactus Flower (A Flor do Cato, 1969) e Kotch (Antes que Chegue o inverno, 1971), sendo que, por este último filme (realizado por Jack Lemmon), obteve uma nomeação para o Óscar de Melhor Ator. Repetiria a nomeação quatro anos mais tarde por The Sunshine Boys (Uma Parelha de Chatos, 1975).

A partir daí, passeou o seu prestígio por títulos como California Suite (Um Apartamento na Califórnia, 1978) e Hopscotch (O Espião Mais Perigoso do Mundo, 1980). Retomou a dupla com Lemmon em Buddy Buddy (Os Amigos da Onça, 1981), Grumpy Old Men (Dois Velhos Rabugentos, 1993) e Grumpier Old Men (Como Pescar uma Italiana Sem Partir a Cana, 1995).

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Walter Matthau na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$walter-matthau [visualizado em 2025-06-25 00:06:25].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac