Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Werther
favoritos

Protagonista da conhecida obra Die Leiden des jungen Werthers (Os Sofrimentos do Jovem Werther, 1774) do escritor alemão J. W. Goethe, a qual teve um sucesso internacional enorme e imediato, influenciando profundamente a vida e a moda da época e provocando mesmo uma onda de suicídios «à la Werther».
Werther é o símbolo absoluto da sensibilidade romântica: nele, a veemência da tragédia complica-se pelo facto de a sua sensibilidade não só chocar com as leis sociais estabelecidas, como as que definem o matrimónio, mas também com uma outra ligação considerada sagrada, a amizade entre os homens. De facto, Werther enamora-se da noiva (Lotte) do seu amigo mais íntimo, o que o leva ao suicídio. Todavia, o suicídio, mais do que a trágica solução de um caso pessoal, expressa o conflito interior entre a exuberância sentimental e incontrolada do «eu» e a existência de todos os outros.
A força desta figura deriva, não só da profundidade elementar de que nasceu, mas também da capacidade fulminante que Goethe possuía de sentir completamente uma paixão, absorvendo-a e julgando-a ao mesmo tempo, de tal forma que podia retratá-la artisticamente com a devida objetividade. Werther acaba por ser uma figura que, à parte os seus exageros, oferece elementos indiscutíveis de força e realidade.
Uma das primeiras interpretações musicais do romance de Goethe foi a ópera intitulada Werther de Vincenzo Puccita (1778-1861), apresentada pela primeira vez em Milão em 1804. Da mesma forma, Edouard Elau, Paul Pilliet e G. Hartmann criaram o libreto de Werther de Jules-Émile Massenet (1842-1912), ópera em 4 atos, apresentada pela primeira vez em Viena em 1892. Também um filme com o mesmo nome foi realizado em 1938 por Max Ophüls.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Werther na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$werther [visualizado em 2025-07-14 15:22:07].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix