CCD (dispositivo de acoplamento de carga)
Tecnologia, denominada "charge-coupled device", inventada por George Smith e Willard Boyle, em 1969, e que consiste na utilização de um chip sensível à luz (CCD ou CMOS) para capturar uma imagem. A luz incide no CCD e, à saída, a comunicação dos dados é feita através de uma voltagem proporcional à intensidade da luz que entrou.
Cada célula no sensor do CCD produz um pixel da imagem - pode-se assim imaginar facilmente a quantidade de células existentes num CCD e quão reduzidas são. A resolução e o detalhe de uma imagem dependem do número de células existentes no CCD e do tamanho deste. Quanto maior o CCD, melhor será o detalhe final, mesmo que possua um menor número de células.
A maioria dos CCD são fisicamente mais pequenos do que a área de um negativo de 35 mm.
Originalmente desenvolvido para aplicações em vídeo, começou a ser utilizado na fotografia depois de se registar uma grande evolução na resolução e no apuramento da cor. E evoluiu de tal forma que se encontra muito facilmente câmaras digitais com CCD de vários megapixel.
-
CMOS(Complementary Metal Oxide Semiconductor) É um tipo de dispositivo semicondutor muito utilizado. Uti...
-
Willard BoyleFísico canadiano, Willard Sterling Boyle nasceu a 19 de agosto de 1924 em Amherst, Nova Scotia. Boyl...
-
MIDI(Musical Instrument Digital Interface) Protocolo e especificação de hardware, utilizado para a comun
-
modalidadeO termo modalidade, também designado por modalização, é alvo de muitos tratamentos teóricos distinto
-
moduladorUm modulador consiste num aparelho que transporta um sinal áudio e vídeo de uma fonte (por exemplo u
-
moire patternEfeito que pode surgir principalmente em três situações: na digitalização de uma imagem com um scann
-
.mpgExtensão de ficheiros de vídeo e imagens em movimento MPEG (Moving Pictures Experts Group).
-
MMSO Multimedia Messaging Service (MMS) é, como o próprio nome sugere, a capacidade de enviar e receber
-
MMX(Multimedia Extensions) Designa o conjunto de 57 instruções introduzidas nos processadores Intel e o
-
MinitelServiço de videotexto criado em França no ano de 1982 pela empresa estatal PTT (Poste, Téléphone et