Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura3 min

Euro 2004
favoritos

Considerado o maior evento desportivo jamais realizado em Portugal, o décimo segundo Campeonato Europeu de Futebol teve lugar entre 12 de junho e 4 de julho de 2004.

O empreendimento, fruto do empenho da Federação Portuguesa de Futebol, contou com o apoio formal e inequívoco do governo e da grande maioria da população portuguesa.

Deco, futebolista de origem brasileira, integrou a seleção nacional aquando do Euro 2004 e do Campeonato Mundial de Futebol de 2006
Paulo Ferreira, futebolista português, integrou a seleção nacional aquando do Euro 2004 e do Campeonato Mundial de Futebol de 2006
Jogadores da seleção nacional de futebol no Euro 2004
Pauleta, futebolista português, integrou a equipa da seleção nacional aquando do Euro 2004 e do Campeonato Mundial de 2006
Nuno Valente, futebolista português, integrou a equipa da seleção nacional aquando do Euro 2004 e do Campeonato Mundial de 2006
Nuno Gomes, futebolista português, integrou a seleção nacional aquando do Euro 2004 e do Campeonato Mundial de 2006
Simão Sabrosa, futebolista português, convocado para integrar a seleção nacional aquando do Euro 2004 e do Campeonato Mundial de Futebol de 2006
Kinas, a mascote do Euro 2004, num exercício de animação do público
Luiz Felipe Scolari, treinador brasileiro de futebol que dirigiu a seleção portuguesa no Euro 2004 e no Campeonato Mundial de 2006
Luís Figo, futebolista português, integrou a seleção nacional aquando do Euro 2004 e do Campeonato Mundial de Futebol de 2006
Logótipo do Euro 2004, marca registada da UEFA, 2002
Kinas, a mascote do Euro 2004, marca registada da UEFA, 2002
Adeptos portugueses na abertura do Euro 2004
Cerimónia de abertura do Euro 2004 em Portugal
Jorge Andrade, um dos convocados para integrar a seleção nacional no Euro 2004
Quim, guarda-redes português, convocado para integrar a seleção nacional aquando do Euro 2004 e do Campeonato Mundial de Futebol de 2006
Os primeiros passos do evento foram dados a 1 de junho de 1998, quando Portugal apresentou o logótipo de candidatura. Três meses mais tarde, foram apresentados os 10 estádios constantes da candidatura, que foi entregue oficialmente na sede da UEFA a 1 de outubro do mesmo ano. Outra data marcante para o processo foi 24 de julho de 1999: mais de 30 000 pessoas juntaram-se no relvado do estádio nacional para formar um logótipo humano que promovia a realização do evento em Portugal, mencionando "We love football".

Finalmente, a 12 de outubro de 1999, a UEFA anunciou a escolha de Portugal para a organização do Europeu, em detrimento da Espanha e da candidatura conjunta da Áustria e Hungria.

O governo comprometeu-se a comparticipar em 25% das despesas de construção ou remodelação dos 10 estádios da competição e respetivos lugares de estacionamento, bem como a suportar a totalidade dos custos com as acessibilidades. Os promotores das obras foram os clubes e as câmaras municipais. Para fiscalizar e acompanhar as referidas obras foi constituída, em outubro de 2001, a sociedade anónima (de capitais maioritariamente públicos) Portugal 2004, S.A.

Os palcos da fase final do Euro 2004 foram os seguintes: em Braga, o Estádio Municipal de Braga; em Guimarães, o Estádio D. Afonso Henriques; no Porto, o Estádio do Dragão e o Estádio do Bessa; em Aveiro, o Estádio Municipal de Aveiro; em Coimbra, o Estádio Municipal de Coimbra; em Leiria, o Estádio Dr. Magalhães Pessoa; em Lisboa, o Estádio da Luz e o Estádio Alvalade XXI; e em Faro, o Estádio do Algarve.

O logótipo oficial do Euro 2004, criado pela empresa britânica Euro RSCG, é a representação de uma bola de futebol, cujo desenho foi baseado em elementos tradicionais da arte portuguesa, inserida num coração de filigrana ladeado, por sua vez, por sete pontos verdes. A escolha de sete pontos está relacionada com a importância deste número na história de Portugal, como a existência de sete castelos na bandeira e a conquista dos sete mares.

A mascote oficial da competição é o Kinas, um rapaz apaixonado por futebol, cujo nome foi inspirado nos cinco escudos do brasão português.
O selecionador nacional, o brasileiro Luís Felipe Scolari que, no Campeonato do Mundo de 2002, levou a seleção brasileira a atingir o pentacampeonato mundial, divulgou oficialmente, a 18 de maio de 2004, os 23 convocados para a seleção:

Guarda-redes: Moreira, Quim e Ricardo;
Defesas: Beto, Fernando Couto, Jorge Andrade, Miguel, Nuno Valente, Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho e Rui Jorge;
Médios: Costinha, Deco, Luís Figo, Maniche, Petit, Rui Costa e Tiago;
Avançados: Cristiano Ronaldo, Hélder Postiga, Nuno Gomes, Pauleta e Simão Sabrosa.

O jogo de abertura realizou-se a 12 de junho de 2004, no Estádio do Dragão, no Porto, e juntou as seleções portuguesa e grega, tendo esta última vencido por 2-1. Ironicamente, foram estas as duas equipas que se defrontaram na final, desta vez no estádio da Luz, em Lisboa, a 4 de julho: a seleção grega venceu o jogo por 1-0, sagrando-se, pela primeira vez, Campeã da Europa.

O golo que deu a vitória à equipa grega foi marcado por Charisteas, aos 57 minutos. Otto Rehhagel, alemão, selecionador da Grécia, tornou-se no primeiro técnico estrangeiro a liderar um país na conquista de uma grande competição a nível internacional, assim como no treinador mais velho que, até à data, alguma vez recebeu a taça de um campeonato europeu.

Relativamente a este campeonato foram ainda distinguidos os jogadores Theodoros Zagorakis, médio grego, como Melhor Jogador, e Milan Baros, avançado checo, como Melhor Marcador.
O êxito deste torneio foi tal que levou Lars-Christer Olsson, Diretor-Executivo da UEFA, a elogiar publicamente a organização do Euro 2004.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Euro 2004 na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$euro-2004 [visualizado em 2025-07-09 11:33:07].
Outros artigos
ver+
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar Seta para baixo
Euro 2004 na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$euro-2004 [visualizado em 2025-07-09 11:33:07].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix