Inácio José de Alvarenga Peixoto
Poeta brasileiro, Inácio José de Alvarenga Peixoto, nascido em 1744, no Rio de Janeiro, morreu a 27 de agosto de 1792, em Ambaca, em Angola, e figura entre os nomes grandes do arcadismo brasileiro.
Inácio José de Alvarenga fez grande parte da sua vida em Portugal, onde estudou com os jesuítas antes de, em 1760, ir para a Universidade de Coimbra, onde se doutorou em Leis, em 1767. No ano seguinte, começou a utilizar no seu nome literário o sobrenome Peixoto. A partir de 1769 passou a publicar poesia, embora em vida não tenha editado nenhum livro.
Em Portugal, conviveu com poetas como Basílio da Gama, Caldas Barbosa e Tomás António Gonzaga.
Foi juiz em Sintra antes de regressar ao Brasil em 1775, onde exerceu o cargo de ouvidor da Comarca de Rio das Mortes, assim como se dedicou à agricultura e à mineração. Dez anos mais tarde, foi nomeado coronel do 1º Regimento de Cavalaria da Campanha do Rio Verde. Entretanto, em 1881, havia casado com a poetisa Bárbara Eliodora, a quem dedicou muitos dos seus versos.
Em 1789, juntamente com o seu parente Tomás António Gonzaga, participou no movimento nacionalista Inconfidência Mineira, em protesto contra os pesados impostos que o reino obrigava a pagar. Em consequência disso, foi preso na Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro, e condenado à morte. No entanto, três anos mais tarde, acabou por partir para o exílio em Angola, onde morreu pouco depois de chegar, em 1792.
As suas composições poéticas foram reunidas por Joaquim Norberto, em 1865, no livro Obras Poéticas e reproduzidas praticamente um século depois, em 1964, na antologia Poesia de Ouro, um trabalho coordenado por Péricles Eugénio da Silva Ramos. Entretanto, em 1960 havia sido publicada Vida e Obra de Alvarenga Peixoto, a mais completa coleção de cartas e documentos do autor, numa organização de M. Rodrigues Lapa.
Alvarenga Peixoto, que também assinou com os pseudónimos Alceu e Eureste Fenício, enquanto elemento da Arcádia Mineira, terá ainda escrito uma obra chamada Eneias no Lácio, um drama lírico que entretanto desapareceu.
-
Silva RamosEscritor e professor brasileiro, José Júlio da Silva Ramos nasceu a 6 de março de 1853, no Recife, n...
-
Obras PoéticasForam sobretudo as sátiras que celebrizaram Nicolau Tolentino de Almeida, pela originalidade épocal ...
-
AngolaGeografia País do Sul de África, oficialmente designado por República de Angola. Situado na costa oc...
-
Rio de JaneiroCapital do estado brasileiro do Rio de Janeiro. Situa-se à entrada da vasta baía da Guanabara. A baí...
-
Inconfidência MineiraA chamada Inconfidência Mineira foi uma conspiração com objetivos autonómicos descoberta em 1789, at...
-
Tomás António GonzagaPoeta natural da cidade do Porto, onde nasceu em 1744, em Miragaia, em prédio hoje devidamente assin...
-
SintraAspetos Geográficos O concelho de Sintra, do distrito de Lisboa, localiza-se na Região de Lisboa (NU...
-
PortugalGeografia País do Sudoeste da Europa. Situado na parte ocidental da Península Ibérica, abrange uma s...
-
Universidade de CoimbraA ratificação da fundação da Universidade de Coimbra foi realizada por D. Dinis, através de diploma ...
-
Paulo Mendes CamposEscritor brasileiro nascido a 29 de fevereiro de 1922, em São João del Rey, Minas Gerais, e falecido