Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Lunda Norte
favoritos

Província do Nordeste de Angola, cuja capital é a cidade de Lucapa. Confinada pela República Democrática do Congo (a norte e a este) e pelas províncias angolanas de Lunda Sul (a sudeste) e de Malanje (a sudoeste), a província de Lunda Norte tem uma superfície de 103 000 km2 e uma população estimada em 315 000 habitantes (2004), sendo constituída pelos grupos étnicos dos Lundas, Luenas Tshokwe (ou Quiocos).
Província fortemente afetada pela guerra, surgiu geograficamente após a divisão administrativa da província de Lunda, por decreto-lei de 1978 do Conselho da Revolução. Tal como a província de Lunda Sul, o enorme potencial económico desta província reside nos diamantes que oferecem grandes lucros a nível local e nacional. Os primeiros diamantes descobertos em Angola (ribeira de Mussalala) foram registados, em novembro de 1912, por dois geólogos da empresa Forminiere. O setor dos diamantes, regulamentado pelo Programa de Estabilização do Setor dos Diamantes (PROESDA), foi explorado, durante a época colonial, pela Diamang - Companhia de Diamantes de Angola. A partir de 1975, passou a ser controlado pela Endiama (Empresa Nacional de Diamantes) e por diversas empresas estrangeiras e, no início do século XXI, as empresas SODIAM - Sociedade de Comercialização de Diamantes e Ascorp - Angola Selling Corporation tornaram-se comercializadoras oficiais dos diamantes.
Para além desta matéria-prima, a região desenvolve-se fortemente também no setor da agricultura que, com o seu clima tropical húmido, produz arroz, mandioca, milho, óleo de palma, amendoim, abacate, manga e batata doce. Com o propósito de minorar as dificuldades da população, está a ser aplicado o Programa de Investimentos Públicos (PIO) e o Programa Nacional de Emergência para a Ajuda Humanitária (PNEAH) que visam não só desenvolver o setor agropecuário, bem como integrar as populações deslocadas pela guerra nas suas localidades de origem. O governo provincial centra também as suas atenções no abastecimento de energia e de água potável e na reabilitação e construção de infraestruturas nas áreas da educação e da saúde.
A nível cultural, tal como na Lunda Sul (outrora unidas numa só Lunda), destaca-se a cultura e o artesanato do povo Tshokwe, também conhecidos por Quiocos, que desenvolveu uma arte de corte refinada e poderosa, principalmente, através da escultura de estatuetas, máscaras, cetros, tronos de madeira e instrumentos de música.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Lunda Norte na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$lunda-norte [visualizado em 2025-07-10 21:15:56].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix