Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Rio Congo
favoritos

Rio da África equatorial, com uma extensão de 4700 quilómetros. É o segundo maior rio africano em comprimento (o mais longo é o Nilo) e o primeiro em volume de águas. A nível mundial é o segundo maior rio em volume de águas, somente excedido pelo Amazonas. Drena uma das maiores bacias do mundo, ocupando cerca de 3 750 000 Km2, entre os lagos equatoriais a este e o oceano Atlântico a oeste. Nasce a uma altitude de 1430 metros, ligeiramente a sul do lago Tanganica, na Zâmbia, muito perto da sua fronteira com a Tanzânia; atravessa o território da República Democrática do Congo e de Angola para desaguar no oceano Atlântico, num amplo estuário. A partir da nascente, corre na direção sul-norte e, depois de descrever uma grande curva, passa a correr de nordeste para sudoeste. Tem dois grandes afluentes, o Ubangui, na margem direita, e o Cassai, na margem esquerda. O Congo chega a ter, em alguns sítios, mais de 15 quilómetros de largura e, para vencer o rebordo montanhoso do planalto, despenha-se em mais de 32 quedas de água, sendo a primeira de Levingston e a última de Ielala, a 200 quilómetros da foz. Tem um regime regular e transporta grandes quantidades de água através da floresta equatorial.
Em 1484, Diogo Cão foi até ao estuário deste rio. No século XIX, o seu estudo geográfico foi feito por Serpa Pinto e Hermenegildo Capelo.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Rio Congo na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$rio-congo [visualizado em 2025-07-14 20:22:31].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix