Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

1 min

São Vicente e Granadinas
favoritos

Geografia
País das Caraíbas. Ilhas das Pequenas Antilhas, situadas no Sudeste do mar das Caraíbas e a oeste de Barbados. A maior ilha é a de São Vicente. As Granadinas são compostas por um grupo de 32 ilhas, sendo habitadas apenas algumas delas. A área total é de 389 km2. A cidade mais importante é Kingstown, a capital, situada em São Vicente, com uma população de 17 600 habitantes (2003).
Clima
Bandeira de São Vicente e Granadinas
O clima é tropical.
Economia
A agricultura continua a ser o setor mais importante na economia de São Vicente e Granadinas. As culturas dominantes são a banana, o coco, o inhame, a manga, a batata-doce, o limão, a lima, a laranja, o gengibre e a araruta. A indústria encontra-se pouco desenvolvida e abrange a produção de bebidas, de produtos alimentares e de máquinas elétricas. Os recursos energéticos e a indústria extrativa são inexistentes. Os seus principais parceiros comerciais são os Estados Unidos da América, o Reino Unido, Trindade e Tobago e Santa Lúcia.
Indicador ambiental: o valor das emissões de dióxido de carbono, per capita, não foi atribuído.
População
A população era em 2006 de 117 848 habitantes, o que correspondia a uma densidade de aproximadamente 302,06 hab./km2. As taxas de natalidade e de mortalidade são, respetivamente, de 16,18%o e 5,98%o. A esperança média de vida é de 73,85 anos. O valor do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,755 e o valor do Índice de Desenvolvimento ajustado ao Género (IDG) não foi atribuído (2001). Estima-se que em 2025 a população seja de 118 000 habitantes. Cerca de 82% dos habitantes são negros e 14% são mestiços. As principais religiões são a protestante, com 57%, e a católica, com 12%. A língua oficial é o inglês.
História
Os Ingleses e os Franceses iniciaram as tentativas de colonização de São Vicente no século XVII, mas a resistência dos Caraíbas era constante. Só em 1783 é que a ilha passou a ser controlada pelo Reino Unido. Em 1796 os Caraíbas foram deportados para o golfo das Honduras. Em 1979 a ilha tornou-se independente e membro da Commonwealth. São Vicente é uma monarquia constitucional, em que o Chefe de Estado continua a ser a rainha Isabel II.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – São Vicente e Granadinas na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-04-26 13:05:19]. Disponível em

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto