A Dama do Pé de Cabra
D. Diogo Lopes, nobre senhor da Biscaia, caçava nos seus domínios, quando foi surpreendido por uma linda mulher que cantava. Ofereceu-lhe o seu coração, as suas terras e os seus vassalos se (...)
D. Diogo Lopes, nobre senhor da Biscaia, caçava nos seus domínios, quando(...)
LER
As Cruzes de Barcelos
Na era de 1500, viviam em Barcelos um sapateiro, João Pires, e um fidalgo, D. Pedro Martins. João Pires tinha uma filha, chamada Luisinha. D. Pedro tinha fama de galanteador e perseguia constantemente a filha de (...)
Na era de 1500, viviam em Barcelos um sapateiro, João Pires, e um fidalgo,(...)
LER
A Abóbada
Esta lenda teve lugar na época de construção do Mosteiro da Batalha. O arquiteto do mosteiro chamava-se Afonso Domingues, mas devido à sua quase cegueira e idade avançada, foi afastado da obra. (...)
Esta lenda teve lugar na época de construção do Mosteiro da Batalha. O a(...)
LER
A Torre da Princesa
Quando a cidade de Bragança era ainda a aldeia da Benquerença, lá vivia uma princesa bela e órfã com o seu tio, o senhor do Castelo. A princesa tinha-se apaixonado por um jovem nobre e valoroso, apesar de pobre. (...)
Quando a cidade de Bragança era ainda a aldeia da Benquerença, lá vivia (...)
LER
Os Amores de D. Lopo
Diz a lenda que, na cidade de Elvas, vivia um jovem fidalgo, de poucas posses, chamado Lopo de Mendonça. Por alturas da feira de Zafra, cidade espanhola, D. Lopo conheceu D. Mência. Logo se apaixonaram um pelo outro. Pediu-a em casamento, mas (...)
Diz a lenda que, na cidade de Elvas, vivia um jovem fidalgo, de poucas poss(...)
LER
O Castelo de Faria
Diz a lenda que D. Fernando quebrou o compromisso de casamento com a filha do rei de Castela quando se apaixonou por Leonor Teles. Tal recusa fez com que o rei castelhano desencadeasse uma guerra contra (...)
Diz a lenda que D. Fernando quebrou o compromisso de casamento com a filha (...)
LER
O Cativo de Belmonte
Esta é a história de Manuel, um corajoso soldado nascido em Belmonte que combateu com ardor os muçulmanos. Um dia, foi capturado pelos mouros e levado para Argel. Aí ficou longos anos como escravo. (...)
Esta é a história de Manuel, um corajoso soldado nascido em Belmonte que (...)
LER
Lenda da Serra do Nó
No tempo em que os mouros dominavam parte da península ibérica, vivia um chefe mouro, Abakir, na região de Viana do Castelo. Abakir morava num castelo, mesmo no topo da serra do Nó, tinha fama de (...)
No tempo em que os mouros dominavam parte da península ibérica, vivia um (...)
LER
Sto. António da Charneca
D. Aires de Saldanha, um rico proprietário do Alentejo, tinha uma filha (Ana) e um escravo (Macumba). Todos os dias, obrigava o seu escravo a ir recolher lenha por serras distantes. Já Ana, ficava sempre (...)
D. Aires de Saldanha, um rico proprietário do Alentejo, tinha uma filha (A(...)
LER
O Mouro do Cabril
Beatriz era uma jovem e bela camponesa, disputada pelos jovens do lugar. Influenciada pelas histórias da sua avó, sobre pastoras e príncipes encantados, ainda não se tinha decidido por nenhum pretendente (...)
Beatriz era uma jovem e bela camponesa, disputada pelos jovens do lugar. In(...)
LER
O Algar do Mouro
Diz a lenda que, entre Minde e Fonte da Serra, havia um palácio encantado numa caverna, onde vivia um velho mouro e a sua formosa sobrinha. Um dia, uma mulher do povo surpreendeu a moura a limpar (...)
Diz a lenda que, entre Minde e Fonte da Serra, havia um palácio encantado (...)
LER
Os Corvos de S. Vicente
No tempo da ocupação da Península Ibérica pelos mouros, estes ordenaram que todas as igrejas fossem convertidas em mesquitas muçulmanas. Os cristãos de Valência quiseram pôr a salvo o corpo do (...)
No tempo da ocupação da Península Ibérica pelos mouros, estes ordenaram(...)
LER