Os Tripeiros
No ano de 1415, construíam-se nas margens do Douro as naus e os barcos destinados à conquista de Ceuta. A razão deste empreendimento era secreta e nos estaleiros os boatos eram muitos e variados. Um dia, o Infante D. Henrique (...)
No ano de 1415, construíam-se nas margens do Douro as naus e os barcos des(...)
LER
A Conquista de Santarém
Diz a lenda que a moura Zuleiman ficou despeitada ao ser abandonada por Muhamed, o alcaide de Santarém. Como vingança, deu aos cristãos as informações que tinha sobre a defesa do castelo (...)
Diz a lenda que a moura Zuleiman ficou despeitada ao ser abandonada por Muh(...)
LER
A Bilha de S. Jorge
No dia da Batalha de Aljubarrota, encontravam-se os exércitos frente a frente, sob um sol abrasador. Temendo mais a sede que o exército inimigo, Nuno Álvares Pereira incumbiu Antão Vasques de procurar água, uma tarefa difícil (...)
No dia da Batalha de Aljubarrota, encontravam-se os exércitos frente a fre(...)
LER
Sto. António da Charneca
D. Aires de Saldanha, um rico proprietário do Alentejo, tinha uma filha (Ana) e um escravo (Macumba). Todos os dias, obrigava o seu escravo a ir recolher lenha por serras distantes. Já Ana, ficava sempre (...)
D. Aires de Saldanha, um rico proprietário do Alentejo, tinha uma filha (A(...)
LER
Lenda da Dona Branca
Em Silves, reinava o mouro Ben-Afan. Um dia, no intervalo das suas lutas contra os cristãos, teve um sonho extraordinário. Na verdade o sonho começou por ser um pesadelo, com tempestades e vampiros, mas (...)
Em Silves, reinava o mouro Ben-Afan. Um dia, no intervalo das suas lutas co(...)
LER
O Pastor e a Estrela
Esta é a história de um pastor pobre que vivia numa aldeia triste e tinha por única companhia um cão. Este pastor sonhava um dia viajar para além das montanhas que envolviam a sua aldeia (...)
Esta é a história de um pastor pobre que vivia numa aldeia triste e tinha(...)
LER
O Milagre das Rosas
Conta a lenda que o rei D. Dinis foi informado sobre as ações de caridade da rainha D. Isabel e das despesas que implicavam para o tesouro real. Um dia, o rei decidiu surpreender a rainha numa das (...)
Conta a lenda que o rei D. Dinis foi informado sobre as ações de caridade(...)
LER
Martim Moniz
A lenda conta que D. Afonso Henriques tinha posto cerco à cidade de Lisboa, ajudado pelos muitos cruzados que por ali passaram a caminho da Terra Santa. Numa das tentativas de assalto a uma das portas da cidade, Martim Moniz (...)
A lenda conta que D. Afonso Henriques tinha posto cerco à cidade de Lisboa(...)
LER
O Algar do Mouro
Diz a lenda que, entre Minde e Fonte da Serra, havia um palácio encantado numa caverna, onde vivia um velho mouro e a sua formosa sobrinha. Um dia, uma mulher do povo surpreendeu a moura a limpar (...)
Diz a lenda que, entre Minde e Fonte da Serra, havia um palácio encantado (...)
LER
A Padeira de Aljubarrota
Brites de Almeida, mais conhecida por padeira de Aljubarrota, não se enquadrava nos típicos padrões femininos: era feia, de cabelos crespos, muito forte e grande. Tinha um comportamento masculino, o que (...)
Brites de Almeida, mais conhecida por padeira de Aljubarrota, não se enqua(...)
LER
O Rei Ramiro
No século X, o rei Ramiro II de Leão apaixonou-se por uma bela moura, irmã de Alboazer Alboçadam, rei mouro que possuía as terras que iam de Gaia até Santarém. Influenciado pela sua paixão, e para poder pedir a moura em (...)
No século X, o rei Ramiro II de Leão apaixonou-se por uma bela moura, irm(...)
LER
Lenda dos Estremoços
Um homem, uma mulher e uma criança viajavam numa carruagem pela planície do Alentejo. Procuravam um novo lar numa terra bem longínqua. Um tremoceiro foi o único abrigo que encontraram no (...)
Um homem, uma mulher e uma criança viajavam numa carruagem pela planície (...)
LER