A Maldição de Naubea
No dia em que Duarte Pacheco Pereira aportou em Cochim, nos princípios do século XVI, corria a notícia de que estava iminente uma batalha com o rei de Calecute. Trimumpara, o rei de Cochim, aliado (...)
No dia em que Duarte Pacheco Pereira aportou em Cochim, nos princípios do (...)
LER
Os Ferreiros de Penela
Muito perto de Penela existem dois montes elevados em forma de cone. Segundo a lenda, esses montes eram habitados por dois gigantes irmãos, Melo e Jerumelo, que eram ferreiros de profissão (...)
Muito perto de Penela existem dois montes elevados em forma de cone. Segund(...)
LER
Lenda das Sete Cidades
Conta a lenda que o arquipélago dos Açores é o que hoje resta de uma ilha maravilhosa e estranha. Vivia nessa ilha um rei que lamentava não ter filhos. Tal dor tornava-o amargo (...)
Conta a lenda que o arquipélago dos Açores é o que hoje resta de uma ilh(...)
LER
Lenda da Caninha Verde
Nos primeiros tempos da Reconquista, vivia num palácio perto de Vouzela o nobre guerreiro El Haturra, descendente do famoso chefe mouro Cid Alafum. El Haturra era velho e feio e nunca era visto sem a sua bengala (...)
Nos primeiros tempos da Reconquista, vivia num palácio perto de Vouzela o (...)
LER
Os Távoras
Conta a lenda que, no século XI, dois irmãos, D. Tedo e D. Rausendo, há muito que tentavam conquistar o castelo de Paredes da Beira, que estava na posse do mouro de Lamego. Cansados do insucesso, resolveram arquitetar (...)
Conta a lenda que, no século XI, dois irmãos, D. Tedo e D. Rausendo, há (...)
LER
S. Jorge e o Dragão
A história mais conhecida de S. Jorge tem a ver com a morte de um dragão terrível que existia em Silene, na Líbia. Para acalmar a fúria do dragão, os habitantes ofereciam ao monstro duas ovelhas por dia. A certa altura, o dragão (...)
A história mais conhecida de S. Jorge tem a ver com a morte de um dragão (...)
LER
O Galo de Barcelos
Uma das várias versões da lenda do galo de Barcelos está relacionada com um crime cometido em Barcelinhos, que ficou impune. Um dia, um peregrino galego que se dirigia a Santiago resolveu pernoitar (...)
Uma das várias versões da lenda do galo de Barcelos está relacionada com(...)
LER
O Monstro de Aljubarrota
Na Batalha de Aljubarrota, o número de soldados portugueses e castelhanos era desigual: os castelhanos eram cerca de 22000 e os portugueses 7000. Ainda assim, os espanhóis hesitavam em atacar (...)
Na Batalha de Aljubarrota, o número de soldados portugueses e castelhanos (...)
LER
A Abóbada
Esta lenda teve lugar na época de construção do Mosteiro da Batalha. O arquiteto do mosteiro chamava-se Afonso Domingues, mas devido à sua quase cegueira e idade avançada, foi afastado da obra. A conclusão do mosteiro (...)
Esta lenda teve lugar na época de construção do Mosteiro da Batalha. O a(...)
LER
As Três Gémeas
No tempo em que Silves pertencia aos Mouros, o rei Mohamed passeava a cavalo quando encontrou entre reféns cristãos, uma linda jovem, filha de um nobre cristão, e a sua aia. Ordenou que fossem levadas para (...)
No tempo em que Silves pertencia aos Mouros, o rei Mohamed passeava a caval(...)
LER
As Águas de Almofala
Há muito tempo, vivia em Almofala uma jovem muito bela chamada Salúquia. Fascinados pela sua beleza, todos os que a conheciam satisfaziam os seus caprichos. Um dia, um jovem governador árabe veio (...)
Há muito tempo, vivia em Almofala uma jovem muito bela chamada Salúquia. (...)
LER
A Conquista de Santarém
Diz a lenda que a moura Zuleiman ficou despeitada ao ser abandonada por Muhamed, o alcaide de Santarém. Como vingança, deu aos cristãos as informações que tinha sobre a defesa do castelo (...)
Diz a lenda que a moura Zuleiman ficou despeitada ao ser abandonada por Muh(...)
LER