A Ponte da Cal
Sobre as águas calmas do rio Nabão construiu-se, no século XVII, uma ponte que ligava o importante e antigo eixo viário oriundo de Coimbra que passava por Lagoas em direção ao centro da vila de (...)
Sobre as águas calmas do rio Nabão construiu-se, no século XVII, uma pon(...)
LER
A Cura do Infante
Há muito tempo atrás, durante a invasão moura na região de Viseu, a imagem de Nossa Senhora de Cárquere foi escondida num carvalho oco, junto com uma caixa de relíquias, os sinos da ermida e uma (...)
Há muito tempo atrás, durante a invasão moura na região de Viseu, a ima(...)
LER
O Cavaleiro Henrique
Nos primeiros tempos da Reconquista, cerca de treze mil cruzados vieram de toda a Europa para auxiliar D. Afonso Henriques. Entre eles estava um cavaleiro chamado Henrique, originário de Bona, que (...)
Nos primeiros tempos da Reconquista, cerca de treze mil cruzados vieram de (...)
LER
A Fonte da Moura
Conta a lenda que, em tempos, um grupo de cavaleiros liderado por D. Afonso Henriques, viajava já há muitos dias pelos campos. Cheios de sede, os cavaleiros procuravam água. No caminho, encontraram uma jovem (...)
Conta a lenda que, em tempos, um grupo de cavaleiros liderado por D. Afonso(...)
LER
A Padeira de Aljubarrota
Brites de Almeida, mais conhecida por padeira de Aljubarrota, não se enquadrava nos típicos padrões femininos: era feia, de cabelos crespos, muito forte e grande. Tinha um comportamento masculino, o que (...)
Brites de Almeida, mais conhecida por padeira de Aljubarrota, não se enqua(...)
LER
Sto. António da Charneca
D. Aires de Saldanha, um rico proprietário do Alentejo, tinha uma filha (Ana) e um escravo (Macumba). Todos os dias, obrigava o seu escravo a ir recolher lenha por serras distantes. Já Ana, ficava sempre (...)
D. Aires de Saldanha, um rico proprietário do Alentejo, tinha uma filha (A(...)
LER
O Manto de Santo António
Diz a lenda que, em Monchique, uma jovem pediu a Santo António para lhe arranjar casamento. Ela casou e, agradecida, cobriu a imagem do santo com um manto azul bordado a ouro. No entanto, a jovem não foi tão feliz (...)
Diz a lenda que, em Monchique, uma jovem pediu a Santo António para lhe ar(...)
LER
A Conversão de Abul
No lugar de Barbeita, vivia um conde poderoso e a sua linda irmã Margarida. A jovem tinha muitos pretendentes mas rejeitava-os a todos. Estranhando este facto, o irmão quis saber a razão de tal (...)
No lugar de Barbeita, vivia um conde poderoso e a sua linda irmã Margarida(...)
LER
O Milagre da Nazaré
D. Fuas Roupinho, um guerreiro português da época da reconquista cristã, era devoto de Nossa Senhora da Nazaré. Um dia, resolveu ir à caça. Montado no seu cavalo, D. Fuas Roupinho vê passar um vulto negro e estranho. Pensando ser (...)
D. Fuas Roupinho, um guerreiro português da época da reconquista cristã,(...)
LER
Santiago e Caio
No ano de 44 da era de Jesus Cristo, passeava pela praia de Matosinhos um ilustre cavaleiro da Maia, Caio Carpo Palenciano, com a família e amigos. Cavalgava o grupo pelo areal, quando alguém vislumbrou uma (...)
No ano de 44 da era de Jesus Cristo, passeava pela praia de Matosinhos um i(...)
LER
Lenda de Santarém
A lenda de Santarém remonta ao ano 1215 a. C. e reza que então reinava na Lusitânia o príncipe Gorgoris. Um dia, Ulisses de Ítaca chegou à foz do Tejo, onde decidiu descansar por algum tempo antes de (...)
A lenda de Santarém remonta ao ano 1215 a. C. e reza que então reinava na(...)
LER
Sr. Jesus de P. Delgada
Andava uma mulher a apanhar lapas junto ao mar, quando viu a boiar nas águas um crucifixo com uma imagem de Cristo em tamanho natural. Como não conseguia apanhá-la, contou ao padre (...)
Andava uma mulher a apanhar lapas junto ao mar, quando viu a boiar nas águ(...)
LER