O Rei Ramiro
No século X, o rei Ramiro II de Leão apaixonou-se por uma bela moura, irmã de Alboazer Alboçadam, rei mouro que possuía as terras que iam de Gaia até Santarém. Influenciado pela sua paixão, e para poder pedir a moura em (...)
No século X, o rei Ramiro II de Leão apaixonou-se por uma bela moura, irm(...)
LER
A Corrente de Ouro
Há muitos anos havia, na vila alentejana de Benavila, dois castelos ocupados por fidalgos rivais: de um lado, um espanhol poderoso chamado Gonzalez Butrón; do outro, o português D. Pedro de Miranda. (...)
Há muitos anos havia, na vila alentejana de Benavila, dois castelos ocupad(...)
LER
A Raiva do Alva
A localidade de Pombeiro da Beira tem na sua história uma disputa entre três rios: o Mondego, o Alva e o Zêzere, todos nascidos na Serra da Estrela. Um dia, os três envolveram-se numa grande discussão sobre quem (...)
A localidade de Pombeiro da Beira tem na sua história uma disputa entre tr(...)
LER
O Cavalum
As Furnas do Cavalum, na vila de Machico, são umas grandes grutas escavadas na rocha de basalto que o povo diz serem a morada de um monstro. Cavalum é um diabo em forma de cavalo, com asas de morcego, que deita fogo pelas narinas. (...)
As Furnas do Cavalum, na vila de Machico, são umas grandes grutas escavada(...)
LER
A Torre da Princesa
Quando a cidade de Bragança era ainda a aldeia da Benquerença, lá vivia uma princesa bela e órfã com o seu tio, o senhor do Castelo. A princesa tinha-se apaixonado por um jovem nobre e valoroso, apesar de pobre. (...)
Quando a cidade de Bragança era ainda a aldeia da Benquerença, lá vivia (...)
LER
A Porta da Traição
O cerco do exército português à fortaleza de Óbidos, dominada pelos mouros, durava já há cerca de dois meses. Um dia, D. Afonso Henriques e Gonçalo Mendes da Maia, o Lidador decidiram que o ataque (...)
O cerco do exército português à fortaleza de Óbidos, dominada pelos mou(...)
LER
O Degredado de Ledão
Era uma vez um homem de Ledão acusado de um crime que o levou ao degredo para Moirama, onde trabalhava no campo para expiar a pena. As saudades da sua terra provocavam-lhe muita tristeza, todavia não tinha como (...)
Era uma vez um homem de Ledão acusado de um crime que o levou ao degredo p(...)
LER
A Castelã Moura de Salir
Aben-Fabilla, alcaide de Castalar, resolveu fugir quando viu o seu castelo ameaçado pelo exército de D. Afonso III. Antes da fuga, porém, enterrou todo o seu ouro, planeando vir mais tarde resgatá-lo. Quando os cristãos tomaram o castelo (...)
Aben-Fabilla, alcaide de Castalar, resolveu fugir quando viu o seu castelo (...)
LER
O Pastor e a Estrela
Esta é a história de um pastor pobre que vivia numa aldeia triste e tinha por única companhia um cão. Este pastor sonhava um dia viajar para além das montanhas que envolviam a sua aldeia (...)
Esta é a história de um pastor pobre que vivia numa aldeia triste e tinha(...)
LER
A Inês Negra
Inês Negra era uma mulher do povo, fiel à causa da independência de Portugal, no início do reinado de D. João I. Nessa altura, algumas terras portuguesas eram a favor de Castela. Por essa razão, Inês Negra (...)
Inês Negra era uma mulher do povo, fiel à causa da independência de Port(...)
LER
Os Corvos de S. Vicente
No tempo da ocupação da Península Ibérica pelos mouros, estes ordenaram que todas as igrejas fossem convertidas em mesquitas muçulmanas. Os cristãos de Valência quiseram pôr a salvo o corpo do (...)
No tempo da ocupação da Península Ibérica pelos mouros, estes ordenaram(...)
LER
A Praga de Fogo
Há muitos, muitos anos, vivia em Mourilhe, na região de Montalegre, Aben Ahmid, filho do chefe dessa aldeia moura. A sua tribo estava proscrita em relação aos outros muçulmanos, que a abandonaram aquando do (...)
Há muitos, muitos anos, vivia em Mourilhe, na região de Montalegre, Aben (...)
LER