As Amendoeiras Em Flor
Há muitos séculos, reinava em Chelb, a futura Silves, o rei Ibn-Almundim. Este rei nunca tinha conhecido uma derrota. Um dia, entre os prisioneiros de uma batalha, viu a linda Gilda, uma princesa loira de olhos azuis (...)
Há muitos séculos, reinava em Chelb, a futura Silves, o rei Ibn-Almundim.(...)
LER
As Três Gémeas
No tempo em que Silves pertencia aos Mouros, o rei Mohamed passeava a cavalo quando encontrou entre reféns cristãos, uma linda jovem, filha de um nobre cristão, e a sua aia. Ordenou que fossem levadas para (...)
No tempo em que Silves pertencia aos Mouros, o rei Mohamed passeava a caval(...)
LER
Lenda de S. Martinho
Segundo reza a lenda, num dia frio e tempestuoso de outono, um soldado romano, de nome Martinho, percorria o seu caminho montado a cavalo, quando deparou com um mendigo cheio de fome e (...)
Segundo reza a lenda, num dia frio e tempestuoso de outono, um soldado roma(...)
LER
O Almocreve de Estói
Habitualmente, o almocreve José Coimbra percorria de burro os caminhos do Algarve. Um dia, ao passar junto das ruínas de Milreu, perto de Estói, encontrou uma bela moura encantada. Vestida com um manto de (...)
Habitualmente, o almocreve José Coimbra percorria de burro os caminhos do (...)
LER
O Cavalum
As Furnas do Cavalum, na vila de Machico, são umas grandes grutas escavadas na rocha de basalto que o povo diz serem a morada de um monstro. Cavalum é um diabo em forma de cavalo, com asas de morcego, que deita fogo pelas narinas. (...)
As Furnas do Cavalum, na vila de Machico, são umas grandes grutas escavada(...)
LER
Os Tripeiros
No ano de 1415, construíam-se nas margens do Douro as naus e os barcos destinados à conquista de Ceuta. A razão deste empreendimento era secreta e nos estaleiros os boatos eram muitos e variados. Um dia, o Infante D. Henrique (...)
No ano de 1415, construíam-se nas margens do Douro as naus e os barcos des(...)
LER
Lenda dos Estremoços
Um homem, uma mulher e uma criança viajavam numa carruagem pela planície do Alentejo. Procuravam um novo lar numa terra bem longínqua. Um tremoceiro foi o único abrigo que encontraram no (...)
Um homem, uma mulher e uma criança viajavam numa carruagem pela planície (...)
LER
A Cabeça da Velha
Diz a lenda que na serra da Peneda vivia Leonor, uma jovem rica e bela, sob a tutela de um tio fidalgo, o poderoso e cruel D. Bernardo. Leonor tinha um amor secreto, D. Afonso, um fidalgo jovem, mas arruinado (...)
Diz a lenda que na serra da Peneda vivia Leonor, uma jovem rica e bela, sob(...)
LER
A Porta da Traição
O cerco do exército português à fortaleza de Óbidos, dominada pelos mouros, durava já há cerca de dois meses. Um dia, D. Afonso Henriques e Gonçalo Mendes da Maia, o Lidador decidiram que o ataque (...)
O cerco do exército português à fortaleza de Óbidos, dominada pelos mou(...)
LER
A Truta da Rainha
Vítima de uma intriga, Aragúncia, rainha de Aragão, foi injustamente acusada de favorecer com as suas atenções um jovem cavaleiro da corte. O rei de Aragão achou que esta ofensa só seria resgatada com (...)
Vítima de uma intriga, Aragúncia, rainha de Aragão, foi injustamente acu(...)
LER
O Algar do Mouro
Diz a lenda que, entre Minde e Fonte da Serra, havia um palácio encantado numa caverna, onde vivia um velho mouro e a sua formosa sobrinha. Um dia, uma mulher do povo surpreendeu a moura a limpar (...)
Diz a lenda que, entre Minde e Fonte da Serra, havia um palácio encantado (...)
LER
Os Amores de D. Lopo
Diz a lenda que, na cidade de Elvas, vivia um jovem fidalgo, de poucas posses, chamado Lopo de Mendonça. Por alturas da feira de Zafra, cidade espanhola, D. Lopo conheceu D. Mência. Logo se apaixonaram um pelo outro. Pediu-a em casamento, mas (...)
Diz a lenda que, na cidade de Elvas, vivia um jovem fidalgo, de poucas poss(...)
LER