Os Doze de Inglaterra
A história conta que doze damas inglesas tinham sido acusadas por doze cavaleiros ingleses de falta de virtude, honra e nobreza. As damas insultadas pediram aos seus parentes que as defendessem, mas (...)
A história conta que doze damas inglesas tinham sido acusadas por doze cav(...)
LER
Lenda dos Estremoços
Um homem, uma mulher e uma criança viajavam numa carruagem pela planície do Alentejo. Procuravam um novo lar numa terra bem longínqua. Um tremoceiro foi o único abrigo que encontraram no (...)
Um homem, uma mulher e uma criança viajavam numa carruagem pela planície (...)
LER
A Senhora da Lapa
Diz a lenda que a imagem de Nossa Senhora da Lapa apareceu num penedo de difícil acesso, na Beira Alta. Os devotos construíram-lhe um templo num local mais acessível, mas a imagem da Senhora (...)
Diz a lenda que a imagem de Nossa Senhora da Lapa apareceu num penedo de di(...)
LER
A Princesa Fátima
Fátima era uma jovem e bela princesa moura, filha única do emir. Este escondia-a dos olhos dos homens numa torre ricamente mobilada. Fátima tinha por companhia apenas as aias. Apesar de estar prometida a seu primo (...)
Fátima era uma jovem e bela princesa moura, filha única do emir. Este esc(...)
LER
As Amendoeiras Em Flor
Há muitos séculos, reinava em Chelb, a futura Silves, o rei Ibn-Almundim. Este rei nunca tinha conhecido uma derrota. Um dia, entre os prisioneiros de uma batalha, viu a linda Gilda, uma princesa loira de olhos azuis (...)
Há muitos séculos, reinava em Chelb, a futura Silves, o rei Ibn-Almundim.(...)
LER
A Ponte da Cal
Sobre as águas calmas do rio Nabão construiu-se, no século XVII, uma ponte que ligava o importante e antigo eixo viário oriundo de Coimbra que passava por Lagoas em direção ao centro da vila de (...)
Sobre as águas calmas do rio Nabão construiu-se, no século XVII, uma pon(...)
LER
A Castelã Moura de Salir
Aben-Fabilla, alcaide de Castalar, resolveu fugir quando viu o seu castelo ameaçado pelo exército de D. Afonso III. Antes da fuga, porém, enterrou todo o seu ouro, planeando vir mais tarde resgatá-lo. Quando os cristãos tomaram o castelo (...)
Aben-Fabilla, alcaide de Castalar, resolveu fugir quando viu o seu castelo (...)
LER
As Unhas do Diabo
Em tempos que já lá vão, morreu um célebre escrivão que vivia em Ponte de Lima. O escrivão não era modelo de virtude ou honestidade. Tendo lesado muitas famílias, falsificava documentos e aceitava (...)
Em tempos que já lá vão, morreu um célebre escrivão que vivia em Ponte(...)
LER
A Conversão de Abul
No lugar de Barbeita, vivia um conde poderoso e a sua linda irmã Margarida. A jovem tinha muitos pretendentes mas rejeitava-os a todos. Estranhando este facto, o irmão quis saber a razão de tal (...)
No lugar de Barbeita, vivia um conde poderoso e a sua linda irmã Margarida(...)
LER
Lenda de S. Martinho
Segundo reza a lenda, num dia frio e tempestuoso de outono, um soldado romano, de nome Martinho, percorria o seu caminho montado a cavalo, quando deparou com um mendigo cheio de fome e (...)
Segundo reza a lenda, num dia frio e tempestuoso de outono, um soldado roma(...)
LER
Lenda da Dona Branca
Em Silves, reinava o mouro Ben-Afan. Um dia, no intervalo das suas lutas contra os cristãos, teve um sonho extraordinário. Na verdade o sonho começou por ser um pesadelo, com tempestades e vampiros, mas (...)
Em Silves, reinava o mouro Ben-Afan. Um dia, no intervalo das suas lutas co(...)
LER
Obras de Santa Engrácia
Diz a lenda que Simão Pires, um cristão-novo, cavalgava todos os dias até ao convento de Santa Clara para se encontrar às escondidas com Violante. A jovem tinha sido feita noviça à força, porque o seu pai (...)
Diz a lenda que Simão Pires, um cristão-novo, cavalgava todos os dias at(...)
LER