Beatriz e o Mouro
Em tempos que já lá vão, no Castelo de Almourol, vivia D. Ramiro, um nobre godo, com a sua mulher e uma filha única chamada Beatriz. D. Ramiro era um chefe guerreiro com fama de impiedoso e cruel. Um dia, no caminho de regresso a casa (...)
Em tempos que já lá vão, no Castelo de Almourol, vivia D. Ramiro, um nob(...)
LER
Os Tripeiros
No ano de 1415, construíam-se nas margens do Douro as naus e os barcos destinados à conquista de Ceuta. A razão deste empreendimento era secreta e nos estaleiros os boatos eram muitos e variados. Um dia, o Infante D. Henrique (...)
No ano de 1415, construíam-se nas margens do Douro as naus e os barcos des(...)
LER
O Castelo de Faria
Diz a lenda que D. Fernando quebrou o compromisso de casamento com a filha do rei de Castela quando se apaixonou por Leonor Teles. Tal recusa fez com que o rei castelhano desencadeasse uma guerra contra (...)
Diz a lenda que D. Fernando quebrou o compromisso de casamento com a filha (...)
LER
Lenda de Santarém
A lenda de Santarém remonta ao ano 1215 a. C. e reza que então reinava na Lusitânia o príncipe Gorgoris. Um dia, Ulisses de Ítaca chegou à foz do Tejo, onde decidiu descansar por algum tempo antes de (...)
A lenda de Santarém remonta ao ano 1215 a. C. e reza que então reinava na(...)
LER
A Conquista de Santarém
Diz a lenda que a moura Zuleiman ficou despeitada ao ser abandonada por Muhamed, o alcaide de Santarém. Como vingança, deu aos cristãos as informações que tinha sobre a defesa do castelo (...)
Diz a lenda que a moura Zuleiman ficou despeitada ao ser abandonada por Muh(...)
LER
A Corrente de Ouro
Há muitos anos havia, na vila alentejana de Benavila, dois castelos ocupados por fidalgos rivais: de um lado, um espanhol poderoso chamado Gonzalez Butrón; do outro, o português D. Pedro de Miranda. (...)
Há muitos anos havia, na vila alentejana de Benavila, dois castelos ocupad(...)
LER
A Bezerra de Monsanto
Conta a lenda que, há muito tempo atrás, as tropas romanas cercaram Monsanto durante sete terríveis anos. Sem nunca se renderem, os seus habitantes tinham sofrido muito e visto morrer muitos dos seus. (...)
Conta a lenda que, há muito tempo atrás, as tropas romanas cercaram Monsa(...)
LER
O Monstro de Aljubarrota
Na Batalha de Aljubarrota, o número de soldados portugueses e castelhanos era desigual: os castelhanos eram cerca de 22000 e os portugueses 7000. Ainda assim, os espanhóis hesitavam em atacar (...)
Na Batalha de Aljubarrota, o número de soldados portugueses e castelhanos (...)
LER
A Moura do Castelo
Aben-Fabila era o governador mouro da cidade de Tavira. Quando esta foi conquistada pelos cristãos, o mouro encantou a sua filha antes de partir. A intenção dele era era voltar para reconquistar a cidade e (...)
Aben-Fabila era o governador mouro da cidade de Tavira. Quando esta foi con(...)
LER
O Belo Suldório
Viriato, que começara por ser pastor dos montes Hermínios, foi o grande líder da revolta lusitana contra os invasores romanos. A sua coragem e destreza eram tão grandes que, com um efetivo de homens (...)
Viriato, que começara por ser pastor dos montes Hermínios, foi o grande l(...)
LER
Lenda de S. Martinho
Segundo reza a lenda, num dia frio e tempestuoso de outono, um soldado romano, de nome Martinho, percorria o seu caminho montado a cavalo, quando deparou com um mendigo cheio de fome e (...)
Segundo reza a lenda, num dia frio e tempestuoso de outono, um soldado roma(...)
LER
Sr. Jesus de P. Delgada
Andava uma mulher a apanhar lapas junto ao mar, quando viu a boiar nas águas um crucifixo com uma imagem de Cristo em tamanho natural. Como não conseguia apanhá-la, contou ao padre (...)
Andava uma mulher a apanhar lapas junto ao mar, quando viu a boiar nas águ(...)
LER