O Degredado de Ledão
Era uma vez um homem de Ledão acusado de um crime que o levou ao degredo para Moirama, onde trabalhava no campo para expiar a pena. As saudades da sua terra provocavam-lhe muita tristeza, todavia não tinha como (...)
Era uma vez um homem de Ledão acusado de um crime que o levou ao degredo p(...)
LER
A Maldição de Naubea
No dia em que Duarte Pacheco Pereira aportou em Cochim, nos princípios do século XVI, corria a notícia de que estava iminente uma batalha com o rei de Calecute. Trimumpara, o rei de Cochim, aliado (...)
No dia em que Duarte Pacheco Pereira aportou em Cochim, nos princípios do (...)
LER
Os Sete Ais
Destacado para ocupar o castelo de Sintra, D. Mendo de Paiva encontrou a princesa moura Anasir, que fugia com a sua aia, Zuleima. A princesa, assustada, mandou um grito. Não obstante, D. Mendo mostrou intenção (...)
Destacado para ocupar o castelo de Sintra, D. Mendo de Paiva encontrou a pr(...)
LER
O Mouro do Cabril
Beatriz era uma jovem e bela camponesa, disputada pelos jovens do lugar. Influenciada pelas histórias da sua avó, sobre pastoras e príncipes encantados, ainda não se tinha decidido por nenhum pretendente (...)
Beatriz era uma jovem e bela camponesa, disputada pelos jovens do lugar. In(...)
LER
Lenda das Sete Cidades
Conta a lenda que o arquipélago dos Açores é o que hoje resta de uma ilha maravilhosa e estranha. Vivia nessa ilha um rei que lamentava não ter filhos. Tal dor tornava-o amargo (...)
Conta a lenda que o arquipélago dos Açores é o que hoje resta de uma ilh(...)
LER
Santa Joana Princesa
A princesa D. Joana, filha do rei Afonso V, revelou desde muito tenra idade uma grande vocação religiosa. Apesar de viver na corte afastava-se de festas e convívios, preferindo rezar e meditar. Dizia-se que D. Joana (...)
A princesa D. Joana, filha do rei Afonso V, revelou desde muito tenra idade(...)
LER
O Pastor e a Estrela
Esta é a história de um pastor pobre que vivia numa aldeia triste e tinha por única companhia um cão. Este pastor sonhava um dia viajar para além das montanhas que envolviam a sua aldeia (...)
Esta é a história de um pastor pobre que vivia numa aldeia triste e tinha(...)
LER
Beatriz e o Mouro
Em tempos que já lá vão, no Castelo de Almourol, vivia D. Ramiro, um nobre godo, com a sua mulher e uma filha única chamada Beatriz. D. Ramiro era um chefe guerreiro com fama de impiedoso e cruel. (...)
Em tempos que já lá vão, no Castelo de Almourol, vivia D. Ramiro, um nob(...)
LER
As Três Gémeas
No tempo em que Silves pertencia aos Mouros, o rei Mohamed passeava a cavalo quando encontrou entre reféns cristãos, uma linda jovem, filha de um nobre cristão, e a sua aia. Ordenou que fossem levadas para (...)
No tempo em que Silves pertencia aos Mouros, o rei Mohamed passeava a caval(...)
LER
Os Tripeiros
No ano de 1415, construíam-se nas margens do Douro as naus e os barcos destinados à conquista de Ceuta. A razão deste empreendimento era secreta e nos estaleiros os boatos eram muitos e variados. Um dia, o Infante D. Henrique (...)
No ano de 1415, construíam-se nas margens do Douro as naus e os barcos des(...)
LER
A Padeira de Aljubarrota
Brites de Almeida, mais conhecida por padeira de Aljubarrota, não se enquadrava nos típicos padrões femininos: era feia, de cabelos crespos, muito forte e grande. Tinha um comportamento masculino, o que (...)
Brites de Almeida, mais conhecida por padeira de Aljubarrota, não se enqua(...)
LER
A Truta da Rainha
Vítima de uma intriga, Aragúncia, rainha de Aragão, foi injustamente acusada de favorecer com as suas atenções um jovem cavaleiro da corte. O rei de Aragão achou que esta ofensa só seria resgatada com (...)
Vítima de uma intriga, Aragúncia, rainha de Aragão, foi injustamente acu(...)
LER