Lenda da Serra do Nó
No tempo em que os mouros dominavam parte da península ibérica, vivia um chefe mouro, Abakir, na região de Viana do Castelo. Abakir morava num castelo, mesmo no topo da serra do Nó, tinha fama de (...)
No tempo em que os mouros dominavam parte da península ibérica, vivia um (...)
LER
Lenda de S. Martinho
Segundo reza a lenda, num dia frio e tempestuoso de outono, um soldado romano, de nome Martinho, percorria o seu caminho montado a cavalo, quando deparou com um mendigo cheio de fome e (...)
Segundo reza a lenda, num dia frio e tempestuoso de outono, um soldado roma(...)
LER
A Raiva do Alva
A localidade de Pombeiro da Beira tem na sua história uma disputa entre três rios: o Mondego, o Alva e o Zêzere, todos nascidos na Serra da Estrela. Um dia, os três envolveram-se numa grande discussão sobre quem (...)
A localidade de Pombeiro da Beira tem na sua história uma disputa entre tr(...)
LER
A Bilha de S. Jorge
No dia da Batalha de Aljubarrota, encontravam-se os exércitos frente a frente, sob um sol abrasador. Temendo mais a sede que o exército inimigo, Nuno Álvares Pereira incumbiu Antão Vasques de procurar água, uma tarefa difícil (...)
No dia da Batalha de Aljubarrota, encontravam-se os exércitos frente a fre(...)
LER
A Senhora da Lapa
Diz a lenda que a imagem de Nossa Senhora da Lapa apareceu num penedo de difícil acesso, na Beira Alta. Os devotos construíram-lhe um templo num local mais acessível, mas a imagem da Senhora (...)
Diz a lenda que a imagem de Nossa Senhora da Lapa apareceu num penedo de di(...)
LER
Os Sete Ais
Destacado para ocupar o castelo de Sintra, D. Mendo de Paiva encontrou a princesa moura Anasir, que fugia com a sua aia, Zuleima. A princesa, assustada, mandou um grito. Não obstante, D. Mendo mostrou intenção (...)
Destacado para ocupar o castelo de Sintra, D. Mendo de Paiva encontrou a pr(...)
LER
Os Mouros de Trancoso
Omar, chefe guerreiro mouro, acabava de reconquistar Trancoso numa fúria destruidora que não poupava crianças, mulheres e velhos. Iberusa Leoa, uma cristã de bonitas feições, conseguiu refugiar-se numa gruta e tornou-se (...)
Omar, chefe guerreiro mouro, acabava de reconquistar Trancoso numa fúria d(...)
LER
As Arcas de Montemor
Era alcaide em Montemor-o-Velho um viúvo austero que tinha uma única filha. O alcaide protegia a filha dos olhares de todos como se fosse o maior tesouro do mundo. Um dia, condenou à morte um dos seus fiéis cavaleiros só porque (...)
Era alcaide em Montemor-o-Velho um viúvo austero que tinha uma única filh(...)
LER
Lenda da Dona Branca
Em Silves, reinava o mouro Ben-Afan. Um dia, no intervalo das suas lutas contra os cristãos, teve um sonho extraordinário. Na verdade o sonho começou por ser um pesadelo, com tempestades e vampiros, mas (...)
Em Silves, reinava o mouro Ben-Afan. Um dia, no intervalo das suas lutas co(...)
LER
Lenda de Valongo e Susão
Os nomes de Valongo e Susão têm origem nesta lenda que remonta à época em que alguns cristãos perseguidos no Oriente se refugiaram em Cale, foz do rio Douro. Entre eles estava o rico negociante judeu (...)
Os nomes de Valongo e Susão têm origem nesta lenda que remonta à época (...)
LER
S. Jorge e o Dragão
A história mais conhecida de S. Jorge tem a ver com a morte de um dragão terrível que existia em Silene, na Líbia. Para acalmar a fúria do dragão, os habitantes ofereciam ao monstro duas ovelhas por dia. A certa altura, o dragão (...)
A história mais conhecida de S. Jorge tem a ver com a morte de um dragão (...)
LER
A Praga de Fogo
Há muitos, muitos anos, vivia em Mourilhe, na região de Montalegre, Aben Ahmid, filho do chefe dessa aldeia moura. A sua tribo estava proscrita em relação aos outros muçulmanos, que a abandonaram aquando do (...)
Há muitos, muitos anos, vivia em Mourilhe, na região de Montalegre, Aben (...)
LER