A Padeira de Aljubarrota
Brites de Almeida, mais conhecida por padeira de Aljubarrota, não se enquadrava nos típicos padrões femininos: era feia, de cabelos crespos, muito forte e grande. Tinha um comportamento masculino, o que (...)
Brites de Almeida, mais conhecida por padeira de Aljubarrota, não se enqua(...)
LER
O Sem Pavor
Geraldo Geraldes, um homem de origem nobre que vivia à margem da lei, era chefe de um bando de proscritos que habitavam num pequeno castelo nos arredores de Yeborath (Évora). Conhecido também por (...)
Geraldo Geraldes, um homem de origem nobre que vivia à margem da lei, era (...)
LER
A Bezerra de Monsanto
Conta a lenda que, há muito tempo atrás, as tropas romanas cercaram Monsanto durante sete terríveis anos. Sem nunca se renderem, os seus habitantes tinham sofrido muito e visto morrer muitos dos seus. (...)
Conta a lenda que, há muito tempo atrás, as tropas romanas cercaram Monsa(...)
LER
A Cova Encantada
No tempo em que os Mouros dominavam Sintra, um cavaleiro nobre cristão foi feito prisioneiro. Zaida, a filha do alcaide, apaixonou-se por ele. Um dia, o resgate foi pago e o cavaleiro libertado (...)
No tempo em que os Mouros dominavam Sintra, um cavaleiro nobre cristão foi(...)
LER
As Amendoeiras Em Flor
Há muitos séculos, reinava em Chelb, a futura Silves, o rei Ibn-Almundim. Este rei nunca tinha conhecido uma derrota. Um dia, entre os prisioneiros de uma batalha, viu a linda Gilda, uma princesa loira de olhos azuis (...)
Há muitos séculos, reinava em Chelb, a futura Silves, o rei Ibn-Almundim.(...)
LER
O Mouro do Cabril
Beatriz era uma jovem e bela camponesa, disputada pelos jovens do lugar. Influenciada pelas histórias da sua avó, sobre pastoras e príncipes encantados, ainda não se tinha decidido por nenhum pretendente (...)
Beatriz era uma jovem e bela camponesa, disputada pelos jovens do lugar. In(...)
LER
A Mula da Rainha Santa
D. Mafalda, filha preferida de D. Sancho I e irmã favorita de D. Afonso II, era uma jovem e bela princesa. Cedo foi escolhida para mulher de D. Henrique, herdeiro do trono de Castela, que tinha apenas doze anos quando se tornou rei (...)
D. Mafalda, filha preferida de D. Sancho I e irmã favorita de D. Afonso II(...)
LER
O Cavaleiro de Negro
D. Sebastião, rei de Portugal, desejoso por combater em África, procurou apoio junto do seu tio, D. Filipe II de Espanha. Nesse sentido, escolheu D. Pedro de Alcáçova como seu embaixador para tal missão. Sentindo-se honrado com (...)
D. Sebastião, rei de Portugal, desejoso por combater em África, procurou (...)
LER
A Noite de S. Silvestre
Segundo diz a lenda, existia no oceano Atlântico, há muitos anos, uma ilha fabulosa, a Atlântida. Arrogante, o rei da ilha ousou um dia desafiar os céus. Deus respondeu-lhe que nada poderia contra (...)
Segundo diz a lenda, existia no oceano Atlântico, há muitos anos, uma ilh(...)
LER
As Três Gémeas
No tempo em que Silves pertencia aos Mouros, o rei Mohamed passeava a cavalo quando encontrou entre reféns cristãos, uma linda jovem, filha de um nobre cristão, e a sua aia. Ordenou que fossem levadas para (...)
No tempo em que Silves pertencia aos Mouros, o rei Mohamed passeava a caval(...)
LER
Beatriz e o Mouro
Em tempos que já lá vão, no Castelo de Almourol, vivia D. Ramiro, um nobre godo, com a sua mulher e uma filha única chamada Beatriz. D. Ramiro era um chefe guerreiro com fama de impiedoso e cruel. Um dia, no caminho de regresso a casa (...)
Em tempos que já lá vão, no Castelo de Almourol, vivia D. Ramiro, um nob(...)
LER
Os Corvos de S. Vicente
No tempo da ocupação da Península Ibérica pelos mouros, estes ordenaram que todas as igrejas fossem convertidas em mesquitas muçulmanas. Os cristãos de Valência quiseram pôr a salvo o corpo do (...)
No tempo da ocupação da Península Ibérica pelos mouros, estes ordenaram(...)
LER