A Mula da Rainha Santa
D. Mafalda, filha preferida de D. Sancho I e irmã favorita de D. Afonso II, era uma jovem e bela princesa. Cedo foi escolhida para mulher de D. Henrique, herdeiro do trono de Castela, que tinha apenas doze anos quando se tornou rei (...)
D. Mafalda, filha preferida de D. Sancho I e irmã favorita de D. Afonso II(...)
LER
O Bálsamo na Mão
Na freguesia de Chapim, concelho de Macedo de Cavaleiros, existia outrora um rei mouro que exercia o seu domínio sobre aquela região. Este rei tinha muito mau feitio e aproveitava todas as oportunidades para (...)
Na freguesia de Chapim, concelho de Macedo de Cavaleiros, existia outrora u(...)
LER
O Almocreve de Estói
Habitualmente, o almocreve José Coimbra percorria de burro os caminhos do Algarve. Um dia, ao passar junto das ruínas de Milreu, perto de Estói, encontrou uma bela moura encantada. Vestida com um manto de (...)
Habitualmente, o almocreve José Coimbra percorria de burro os caminhos do (...)
LER
As Águas de Almofala
Há muito tempo, vivia em Almofala uma jovem muito bela chamada Salúquia. Fascinados pela sua beleza, todos os que a conheciam satisfaziam os seus caprichos. Um dia, um jovem governador árabe veio (...)
Há muito tempo, vivia em Almofala uma jovem muito bela chamada Salúquia. (...)
LER
A Princesa Fátima
Fátima era uma jovem e bela princesa moura, filha única do emir. Este escondia-a dos olhos dos homens numa torre ricamente mobilada. Fátima tinha por companhia apenas as aias. Apesar de estar prometida a seu primo (...)
Fátima era uma jovem e bela princesa moura, filha única do emir. Este esc(...)
LER
Sr. Jesus de P. Delgada
Andava uma mulher a apanhar lapas junto ao mar, quando viu a boiar nas águas um crucifixo com uma imagem de Cristo em tamanho natural. Como não conseguia apanhá-la, contou ao padre (...)
Andava uma mulher a apanhar lapas junto ao mar, quando viu a boiar nas águ(...)
LER
Sto. António da Charneca
D. Aires de Saldanha, um rico proprietário do Alentejo, tinha uma filha (Ana) e um escravo (Macumba). Todos os dias, obrigava o seu escravo a ir recolher lenha por serras distantes. Já Ana, ficava sempre (...)
D. Aires de Saldanha, um rico proprietário do Alentejo, tinha uma filha (A(...)
LER
Os Doze de Inglaterra
A história conta que doze damas inglesas tinham sido acusadas por doze cavaleiros ingleses de falta de virtude, honra e nobreza. As damas insultadas pediram aos seus parentes que as defendessem, mas (...)
A história conta que doze damas inglesas tinham sido acusadas por doze cav(...)
LER
A Bezerra de Monsanto
Conta a lenda que, há muito tempo atrás, as tropas romanas cercaram Monsanto durante sete terríveis anos. Sem nunca se renderem, os seus habitantes tinham sofrido muito e visto morrer muitos dos seus. (...)
Conta a lenda que, há muito tempo atrás, as tropas romanas cercaram Monsa(...)
LER
Santiago e Caio
No ano de 44 da era de Jesus Cristo, passeava pela praia de Matosinhos um ilustre cavaleiro da Maia, Caio Carpo Palenciano, com a família e amigos. Cavalgava o grupo pelo areal, quando alguém vislumbrou uma (...)
No ano de 44 da era de Jesus Cristo, passeava pela praia de Matosinhos um i(...)
LER
Lenda dos Estremoços
Um homem, uma mulher e uma criança viajavam numa carruagem pela planície do Alentejo. Procuravam um novo lar numa terra bem longínqua. Um tremoceiro foi o único abrigo que encontraram no (...)
Um homem, uma mulher e uma criança viajavam numa carruagem pela planície (...)
LER
Lenda das Sete Cidades
Conta a lenda que o arquipélago dos Açores é o que hoje resta de uma ilha maravilhosa e estranha. Vivia nessa ilha um rei que lamentava não ter filhos. Tal dor tornava-o amargo (...)
Conta a lenda que o arquipélago dos Açores é o que hoje resta de uma ilh(...)
LER