As Amendoeiras Em Flor
Há muitos séculos, reinava em Chelb, a futura Silves, o rei Ibn-Almundim. Este rei nunca tinha conhecido uma derrota. Um dia, entre os prisioneiros de uma batalha, viu a linda Gilda, uma princesa loira de olhos azuis (...)
Há muitos séculos, reinava em Chelb, a futura Silves, o rei Ibn-Almundim.(...)
LER
Obras de Santa Engrácia
Diz a lenda que Simão Pires, um cristão-novo, cavalgava todos os dias até ao convento de Santa Clara para se encontrar às escondidas com Violante. A jovem tinha sido feita noviça à força, porque o seu pai (...)
Diz a lenda que Simão Pires, um cristão-novo, cavalgava todos os dias at(...)
LER
A Dama do Pé de Cabra
D. Diogo Lopes, nobre senhor da Biscaia, caçava nos seus domínios, quando foi surpreendido por uma linda mulher que cantava. Ofereceu-lhe o seu coração, as suas terras e os seus vassalos se (...)
D. Diogo Lopes, nobre senhor da Biscaia, caçava nos seus domínios, quando(...)
LER
O Alfageme de Santarém
Fernão Vaz era o mais reputado alfageme da região de Santarém. À custa de muito trabalho, conseguiu juntar uma pequena fortuna. Diziam as más línguas que só a fortuna lhe tinha permitido casar com a bela Alda Gonçalves, que (...)
Fernão Vaz era o mais reputado alfageme da região de Santarém. À custa (...)
LER
A Truta da Rainha
Vítima de uma intriga, Aragúncia, rainha de Aragão, foi injustamente acusada de favorecer com as suas atenções um jovem cavaleiro da corte. O rei de Aragão achou que esta ofensa só seria resgatada com (...)
Vítima de uma intriga, Aragúncia, rainha de Aragão, foi injustamente acu(...)
LER
A Maldição de Naubea
No dia em que Duarte Pacheco Pereira aportou em Cochim, nos princípios do século XVI, corria a notícia de que estava iminente uma batalha com o rei de Calecute. Trimumpara, o rei de Cochim, aliado (...)
No dia em que Duarte Pacheco Pereira aportou em Cochim, nos princípios do (...)
LER
O Açor e o Príncipe
Diz a lenda que, em tempos que já lá vão, um rei espanhol, desesperado por não ter filhos, invocou a bênção de Nossa Senhora dos Milagres de Celorico da Beira, famosa por ter salvo um pastor e a sua vaca de (...)
Diz a lenda que, em tempos que já lá vão, um rei espanhol, desesperado p(...)
LER
Santiago e Caio
No ano de 44 da era de Jesus Cristo, passeava pela praia de Matosinhos um ilustre cavaleiro da Maia, Caio Carpo Palenciano, com a família e amigos. Cavalgava o grupo pelo areal, quando alguém vislumbrou uma (...)
No ano de 44 da era de Jesus Cristo, passeava pela praia de Matosinhos um i(...)
LER
Lenda de Santarém
A lenda de Santarém remonta ao ano 1215 a. C. e reza que então reinava na Lusitânia o príncipe Gorgoris. Um dia, Ulisses de Ítaca chegou à foz do Tejo, onde decidiu descansar por algum tempo antes de (...)
A lenda de Santarém remonta ao ano 1215 a. C. e reza que então reinava na(...)
LER
O Milagre das Rosas
Conta a lenda que o rei D. Dinis foi informado sobre as ações de caridade da rainha D. Isabel e das despesas que implicavam para o tesouro real. Um dia, o rei decidiu surpreender a rainha numa das (...)
Conta a lenda que o rei D. Dinis foi informado sobre as ações de caridade(...)
LER
O Cavaleiro de Negro
D. Sebastião, rei de Portugal, desejoso por combater em África, procurou apoio junto do seu tio, D. Filipe II de Espanha. Nesse sentido, escolheu D. Pedro de Alcáçova como seu embaixador para tal missão. Sentindo-se honrado com (...)
D. Sebastião, rei de Portugal, desejoso por combater em África, procurou (...)
LER
O Cativo de Belmonte
Esta é a história de Manuel, um corajoso soldado nascido em Belmonte que combateu com ardor os muçulmanos. Um dia, foi capturado pelos mouros e levado para Argel. Aí ficou longos anos como escravo. (...)
Esta é a história de Manuel, um corajoso soldado nascido em Belmonte que (...)
LER