Os Amores de D. Lopo
Diz a lenda que, na cidade de Elvas, vivia um jovem fidalgo, de poucas posses, chamado Lopo de Mendonça. Por alturas da feira de Zafra, cidade espanhola, D. Lopo conheceu D. Mência. Logo se apaixonaram um pelo outro. Pediu-a em casamento, mas (...)
Diz a lenda que, na cidade de Elvas, vivia um jovem fidalgo, de poucas poss(...)
LER
A Maldição de Naubea
No dia em que Duarte Pacheco Pereira aportou em Cochim, nos princípios do século XVI, corria a notícia de que estava iminente uma batalha com o rei de Calecute. Trimumpara, o rei de Cochim, aliado (...)
No dia em que Duarte Pacheco Pereira aportou em Cochim, nos princípios do (...)
LER
As Amendoeiras Em Flor
Há muitos séculos, reinava em Chelb, a futura Silves, o rei Ibn-Almundim. Este rei nunca tinha conhecido uma derrota. Um dia, entre os prisioneiros de uma batalha, viu a linda Gilda, uma princesa loira de olhos azuis (...)
Há muitos séculos, reinava em Chelb, a futura Silves, o rei Ibn-Almundim.(...)
LER
O Degredado de Ledão
Era uma vez um homem de Ledão acusado de um crime que o levou ao degredo para Moirama, onde trabalhava no campo para expiar a pena. As saudades da sua terra provocavam-lhe muita tristeza, todavia não tinha como (...)
Era uma vez um homem de Ledão acusado de um crime que o levou ao degredo p(...)
LER
O Cavaleiro Henrique
Nos primeiros tempos da Reconquista, cerca de treze mil cruzados vieram de toda a Europa para auxiliar D. Afonso Henriques. Entre eles estava um cavaleiro chamado Henrique, originário de Bona, que morreu na conquista de Lisboa e (...)
Nos primeiros tempos da Reconquista, cerca de treze mil cruzados vieram de (...)
LER
Os Mouros de Trancoso
Omar, chefe guerreiro mouro, acabava de reconquistar Trancoso numa fúria destruidora que não poupava crianças, mulheres e velhos. Iberusa Leoa, uma cristã de bonitas feições, conseguiu refugiar-se numa gruta e tornou-se (...)
Omar, chefe guerreiro mouro, acabava de reconquistar Trancoso numa fúria d(...)
LER
O Monstro de Aljubarrota
Na Batalha de Aljubarrota, o número de soldados portugueses e castelhanos era desigual: os castelhanos eram cerca de 22000 e os portugueses 7000. Ainda assim, os espanhóis hesitavam em atacar (...)
Na Batalha de Aljubarrota, o número de soldados portugueses e castelhanos (...)
LER
A Conversão de Abul
No lugar de Barbeita, vivia um conde poderoso e a sua linda irmã Margarida. A jovem tinha muitos pretendentes mas rejeitava-os a todos. Estranhando este facto, o irmão quis saber a razão de tal (...)
No lugar de Barbeita, vivia um conde poderoso e a sua linda irmã Margarida(...)
LER
Beatriz e o Mouro
Em tempos que já lá vão, no Castelo de Almourol, vivia D. Ramiro, um nobre godo, com a sua mulher e uma filha única chamada Beatriz. D. Ramiro era um chefe guerreiro com fama de impiedoso e cruel. (...)
Em tempos que já lá vão, no Castelo de Almourol, vivia D. Ramiro, um nob(...)
LER
A Castelã Moura de Salir
Aben-Fabilla, alcaide de Castalar, resolveu fugir quando viu o seu castelo ameaçado pelo exército de D. Afonso III. Antes da fuga, porém, enterrou todo o seu ouro, planeando vir mais tarde resgatá-lo. Quando os cristãos tomaram o castelo (...)
Aben-Fabilla, alcaide de Castalar, resolveu fugir quando viu o seu castelo (...)
LER
A Bezerra de Monsanto
Conta a lenda que, há muito tempo atrás, as tropas romanas cercaram Monsanto durante sete terríveis anos. Sem nunca se renderem, os seus habitantes tinham sofrido muito e visto morrer muitos dos seus. (...)
Conta a lenda que, há muito tempo atrás, as tropas romanas cercaram Monsa(...)
LER
Lenda de Santarém
A lenda de Santarém remonta ao ano 1215 a. C. e reza que então reinava na Lusitânia o príncipe Gorgoris. Um dia, Ulisses de Ítaca chegou à foz do Tejo, onde decidiu descansar por algum tempo antes de (...)
A lenda de Santarém remonta ao ano 1215 a. C. e reza que então reinava na(...)
LER