As Arcas de Montemor
Era alcaide em Montemor-o-Velho um viúvo austero que tinha uma única filha. O alcaide protegia a filha dos olhares de todos como se fosse o maior tesouro do mundo. Um dia, condenou à morte um dos seus fiéis cavaleiros só porque (...)
Era alcaide em Montemor-o-Velho um viúvo austero que tinha uma única filh(...)
LER
As Arcas de Montemor
Era alcaide em Montemor-o-Velho um viúvo austero que tinha uma única filha. O alcaide protegia a filha dos olhares de todos como se fosse o maior tesouro do mundo. Um dia, condenou à morte um dos seus fiéis (...)
Era alcaide em Montemor-o-Velho um viúvo austero que tinha uma única filh(...)
LER
O Cavaleiro Henrique
Nos primeiros tempos da Reconquista, cerca de treze mil cruzados vieram de toda a Europa para auxiliar D. Afonso Henriques. Entre eles estava um cavaleiro chamado Henrique, originário de Bona, que (...)
Nos primeiros tempos da Reconquista, cerca de treze mil cruzados vieram de (...)
LER
O Cavaleiro de Negro
D. Sebastião, rei de Portugal, desejoso por combater em África, procurou apoio junto do seu tio, D. Filipe II de Espanha. Nesse sentido, escolheu D. Pedro de Alcáçova como seu embaixador para tal missão. Sentindo-se honrado com (...)
D. Sebastião, rei de Portugal, desejoso por combater em África, procurou (...)
LER
Lenda de Valongo e Susão
Os nomes de Valongo e Susão têm origem nesta lenda que remonta à época em que alguns cristãos perseguidos no Oriente se refugiaram em Cale, foz do rio Douro. Entre eles estava o rico negociante judeu (...)
Os nomes de Valongo e Susão têm origem nesta lenda que remonta à época (...)
LER
O Mouro do Cabril
Beatriz era uma jovem e bela camponesa, disputada pelos jovens do lugar. Influenciada pelas histórias da sua avó, sobre pastoras e príncipes encantados, ainda não se tinha decidido por nenhum pretendente (...)
Beatriz era uma jovem e bela camponesa, disputada pelos jovens do lugar. In(...)
LER
A Bilha de S. Jorge
No dia da Batalha de Aljubarrota, encontravam-se os exércitos frente a frente, sob um sol abrasador. Temendo mais a sede que o exército inimigo, Nuno Álvares Pereira incumbiu Antão Vasques de procurar água, uma tarefa difícil (...)
No dia da Batalha de Aljubarrota, encontravam-se os exércitos frente a fre(...)
LER
Os Sete Ais
Destacado para ocupar o castelo de Sintra, D. Mendo de Paiva encontrou a princesa moura Anasir, que fugia com a sua aia, Zuleima. A princesa, assustada, mandou um grito. Não obstante, D. Mendo mostrou intenção (...)
Destacado para ocupar o castelo de Sintra, D. Mendo de Paiva encontrou a pr(...)
LER
A Senhora da Lapa
Diz a lenda que a imagem de Nossa Senhora da Lapa apareceu num penedo de difícil acesso, na Beira Alta. Os devotos construíram-lhe um templo num local mais acessível, mas a imagem da Senhora (...)
Diz a lenda que a imagem de Nossa Senhora da Lapa apareceu num penedo de di(...)
LER
Os Ferreiros de Penela
Muito perto de Penela existem dois montes elevados em forma de cone. Segundo a lenda, esses montes eram habitados por dois gigantes irmãos, Melo e Jerumelo, que eram ferreiros de profissão (...)
Muito perto de Penela existem dois montes elevados em forma de cone. Segund(...)
LER
O Degredado de Ledão
Era uma vez um homem de Ledão acusado de um crime que o levou ao degredo para Moirama, onde trabalhava no campo para expiar a pena. As saudades da sua terra provocavam-lhe muita tristeza (...)
Era uma vez um homem de Ledão acusado de um crime que o levou ao degredo p(...)
LER
A Dama do Pé de Cabra
D. Diogo Lopes, nobre senhor da Biscaia, caçava nos seus domínios, quando foi surpreendido por uma linda mulher que cantava. Ofereceu-lhe o seu coração, as suas terras e os seus vassalos se (...)
D. Diogo Lopes, nobre senhor da Biscaia, caçava nos seus domínios, quando(...)
LER