Os Mouros de Trancoso
Omar, chefe guerreiro mouro, acabava de reconquistar Trancoso numa fúria destruidora que não poupava crianças, mulheres e velhos. Iberusa Leoa, uma cristã de bonitas feições, conseguiu refugiar-se numa gruta e tornou-se (...)
Omar, chefe guerreiro mouro, acabava de reconquistar Trancoso numa fúria d(...)
LER
O Algar do Mouro
Diz a lenda que, entre Minde e Fonte da Serra, havia um palácio encantado numa caverna, onde vivia um velho mouro e a sua formosa sobrinha. Um dia, uma mulher do povo surpreendeu a moura a limpar (...)
Diz a lenda que, entre Minde e Fonte da Serra, havia um palácio encantado (...)
LER
Santiago e Caio
No ano de 44 da era de Jesus Cristo, passeava pela praia de Matosinhos um ilustre cavaleiro da Maia, Caio Carpo Palenciano, com a família e amigos. Cavalgava o grupo pelo areal, quando alguém vislumbrou uma (...)
No ano de 44 da era de Jesus Cristo, passeava pela praia de Matosinhos um i(...)
LER
Os Amores de D. Lopo
Diz a lenda que, na cidade de Elvas, vivia um jovem fidalgo, de poucas posses, chamado Lopo de Mendonça. Por alturas da feira de Zafra, cidade espanhola, D. Lopo conheceu D. Mência. Logo se apaixonaram um pelo outro. Pediu-a em casamento, mas (...)
Diz a lenda que, na cidade de Elvas, vivia um jovem fidalgo, de poucas poss(...)
LER
A Abóbada
Esta lenda teve lugar na época de construção do Mosteiro da Batalha. O arquiteto do mosteiro chamava-se Afonso Domingues, mas devido à sua quase cegueira e idade avançada, foi afastado da obra. A conclusão do mosteiro (...)
Esta lenda teve lugar na época de construção do Mosteiro da Batalha. O a(...)
LER
Lenda da Caparica
Há muitos anos, quando a Caparica era apenas um local ermo, apareceu por lá uma criança pobre, muito bonita. Ninguém sabia donde vinha, mas, apesar disso, um velho da freguesia da Senhora (...)
Há muitos anos, quando a Caparica era apenas um local ermo, apareceu por l(...)
LER
A Cabeça da Velha
Diz a lenda que na serra da Peneda vivia Leonor, uma jovem rica e bela, sob a tutela de um tio fidalgo, o poderoso e cruel D. Bernardo. Leonor tinha um amor secreto, D. Afonso, um fidalgo jovem, mas arruinado (...)
Diz a lenda que na serra da Peneda vivia Leonor, uma jovem rica e bela, sob(...)
LER
A Inês Negra
Inês Negra era uma mulher do povo, fiel à causa da independência de Portugal, no início do reinado de D. João I. Nessa altura, algumas terras portuguesas eram a favor de Castela. Por essa razão, Inês Negra (...)
Inês Negra era uma mulher do povo, fiel à causa da independência de Port(...)
LER
As Três Gémeas
No tempo em que Silves pertencia aos Mouros, o rei Mohamed passeava a cavalo quando encontrou entre reféns cristãos, uma linda jovem, filha de um nobre cristão, e a sua aia. Ordenou que fossem levadas para (...)
No tempo em que Silves pertencia aos Mouros, o rei Mohamed passeava a caval(...)
LER
A Truta da Rainha
Vítima de uma intriga, Aragúncia, rainha de Aragão, foi injustamente acusada de favorecer com as suas atenções um jovem cavaleiro da corte. O rei de Aragão achou que esta ofensa só seria resgatada com (...)
Vítima de uma intriga, Aragúncia, rainha de Aragão, foi injustamente acu(...)
LER
Moura da Ponte de Chaves
Depois da retoma de Chaves pelos Mouros ficou alcaide do castelo um guerreiro. Este organizou o noivado entre o seu filho Abed e a sua sobrinha. A bela jovem não recusara Abed, pois nenhum dos (...)
Depois da retoma de Chaves pelos Mouros ficou alcaide do castelo um guerrei(...)
LER
O Folar da Páscoa
Reza a lenda que, numa aldeia portuguesa, vivia uma jovem chamada Mariana que tinha como único desejo na vida o de casar cedo. Tanto rezou a Santa Catarina que a sua vontade se realizou e logo lhe surgiram (...)
Reza a lenda que, numa aldeia portuguesa, vivia uma jovem chamada Mariana q(...)
LER