A Conquista de Santarém
Diz a lenda que a moura Zuleiman ficou despeitada ao ser abandonada por Muhamed, o alcaide de Santarém. Como vingança, deu aos cristãos as informações que tinha sobre a defesa do castelo (...)
Diz a lenda que a moura Zuleiman ficou despeitada ao ser abandonada por Muh(...)
LER
Martim Moniz
A lenda conta que D. Afonso Henriques tinha posto cerco à cidade de Lisboa, ajudado pelos muitos cruzados que por ali passaram a caminho da Terra Santa. Numa das tentativas de assalto a uma das portas da cidade, Martim Moniz (...)
A lenda conta que D. Afonso Henriques tinha posto cerco à cidade de Lisboa(...)
LER
Sr. Jesus de P. Delgada
Andava uma mulher a apanhar lapas junto ao mar, quando viu a boiar nas águas um crucifixo com uma imagem de Cristo em tamanho natural. Como não conseguia apanhá-la, contou ao padre (...)
Andava uma mulher a apanhar lapas junto ao mar, quando viu a boiar nas águ(...)
LER
O Castelo de Faria
Diz a lenda que D. Fernando quebrou o compromisso de casamento com a filha do rei de Castela quando se apaixonou por Leonor Teles. Tal recusa fez com que o rei castelhano desencadeasse uma guerra contra (...)
Diz a lenda que D. Fernando quebrou o compromisso de casamento com a filha (...)
LER
O Folar da Páscoa
Reza a lenda que, numa aldeia portuguesa, vivia uma jovem chamada Mariana que tinha como único desejo na vida o de casar cedo. Tanto rezou a Santa Catarina que a sua vontade se realizou e logo lhe surgiram (...)
Reza a lenda que, numa aldeia portuguesa, vivia uma jovem chamada Mariana q(...)
LER
O Monstro de Aljubarrota
Na Batalha de Aljubarrota, o número de soldados portugueses e castelhanos era desigual: os castelhanos eram cerca de 22000 e os portugueses 7000. Ainda assim, os espanhóis hesitavam em atacar (...)
Na Batalha de Aljubarrota, o número de soldados portugueses e castelhanos (...)
LER
A Bezerra de Monsanto
Conta a lenda que, há muito tempo atrás, as tropas romanas cercaram Monsanto durante sete terríveis anos. Sem nunca se renderem, os seus habitantes tinham sofrido muito e visto morrer muitos dos seus. (...)
Conta a lenda que, há muito tempo atrás, as tropas romanas cercaram Monsa(...)
LER
O Belo Suldório
Viriato, que começara por ser pastor dos montes Hermínios, foi o grande líder da revolta lusitana contra os invasores romanos. A sua coragem e destreza eram tão grandes que, com um efetivo de homens (...)
Viriato, que começara por ser pastor dos montes Hermínios, foi o grande l(...)
LER
A Dama do Pé de Cabra
D. Diogo Lopes, nobre senhor da Biscaia, caçava nos seus domínios, quando foi surpreendido por uma linda mulher que cantava. Ofereceu-lhe o seu coração, as suas terras e os seus vassalos se (...)
D. Diogo Lopes, nobre senhor da Biscaia, caçava nos seus domínios, quando(...)
LER
Os Mouros de Trancoso
Omar, chefe guerreiro mouro, acabava de reconquistar Trancoso numa fúria destruidora que não poupava crianças, mulheres e velhos. Iberusa Leoa, uma cristã de bonitas feições, conseguiu refugiar-se numa gruta e tornou-se (...)
Omar, chefe guerreiro mouro, acabava de reconquistar Trancoso numa fúria d(...)
LER
Os Corvos de S. Vicente
No tempo da ocupação da Península Ibérica pelos mouros, estes ordenaram que todas as igrejas fossem convertidas em mesquitas muçulmanas. Os cristãos de Valência quiseram pôr a salvo o corpo do (...)
No tempo da ocupação da Península Ibérica pelos mouros, estes ordenaram(...)
LER
Santa Joana Princesa
A princesa D. Joana, filha do rei Afonso V, revelou desde muito tenra idade uma grande vocação religiosa. Apesar de viver na corte afastava-se de festas e convívios, preferindo rezar e meditar. Dizia-se que D. Joana (...)
A princesa D. Joana, filha do rei Afonso V, revelou desde muito tenra idade(...)
LER