O Almocreve de Estói
Habitualmente, o almocreve José Coimbra percorria de burro os caminhos do Algarve. Um dia, ao passar junto das ruínas de Milreu, perto de Estói, encontrou uma bela moura encantada. Vestida com um manto de (...)
Habitualmente, o almocreve José Coimbra percorria de burro os caminhos do (...)
LER
A Raiva do Alva
A localidade de Pombeiro da Beira tem na sua história uma disputa entre três rios: o Mondego, o Alva e o Zêzere, todos nascidos na Serra da Estrela. Um dia, os três envolveram-se numa grande discussão (...)
A localidade de Pombeiro da Beira tem na sua história uma disputa entre tr(...)
LER
A Porta da Traição
O cerco do exército português à fortaleza de Óbidos, dominada pelos mouros, durava já há cerca de dois meses. Um dia, D. Afonso Henriques e Gonçalo Mendes da Maia, o Lidador decidiram que o ataque (...)
O cerco do exército português à fortaleza de Óbidos, dominada pelos mou(...)
LER
A Moura do Castelo
Aben-Fabila era o governador mouro da cidade de Tavira. Quando esta foi conquistada pelos cristãos, o mouro encantou a sua filha antes de partir. A intenção dele era era voltar para reconquistar a cidade e (...)
Aben-Fabila era o governador mouro da cidade de Tavira. Quando esta foi con(...)
LER
S. Jorge e o Dragão
A história mais conhecida de S. Jorge tem a ver com a morte de um dragão terrível que existia em Silene, na Líbia. Para acalmar a fúria do dragão, os habitantes ofereciam ao monstro duas ovelhas por dia. A certa altura, o dragão (...)
A história mais conhecida de S. Jorge tem a ver com a morte de um dragão (...)
LER
Obras de Santa Engrácia
Diz a lenda que Simão Pires, um cristão-novo, cavalgava todos os dias até ao convento de Santa Clara para se encontrar às escondidas com Violante. A jovem tinha sido feita noviça à força, porque o seu pai (...)
Diz a lenda que Simão Pires, um cristão-novo, cavalgava todos os dias at(...)
LER
Lenda da Caninha Verde
Nos primeiros tempos da Reconquista, vivia num palácio perto de Vouzela o nobre guerreiro El Haturra, descendente do famoso chefe mouro Cid Alafum. El Haturra era velho e feio e nunca era visto sem a sua bengala (...)
Nos primeiros tempos da Reconquista, vivia num palácio perto de Vouzela o (...)
LER
O Mouro do Cabril
Beatriz era uma jovem e bela camponesa, disputada pelos jovens do lugar. Influenciada pelas histórias da sua avó, sobre pastoras e príncipes encantados, ainda não se tinha decidido por nenhum pretendente (...)
Beatriz era uma jovem e bela camponesa, disputada pelos jovens do lugar. In(...)
LER
A Abóbada
Esta lenda teve lugar na época de construção do Mosteiro da Batalha. O arquiteto do mosteiro chamava-se Afonso Domingues, mas devido à sua quase cegueira e idade avançada, foi afastado da obra. (...)
Esta lenda teve lugar na época de construção do Mosteiro da Batalha. O a(...)
LER
Beatriz e o Mouro
Em tempos que já lá vão, no Castelo de Almourol, vivia D. Ramiro, um nobre godo, com a sua mulher e uma filha única chamada Beatriz. D. Ramiro era um chefe guerreiro com fama de impiedoso e cruel. (...)
Em tempos que já lá vão, no Castelo de Almourol, vivia D. Ramiro, um nob(...)
LER
Lenda das Sete Cidades
Conta a lenda que o arquipélago dos Açores é o que hoje resta de uma ilha maravilhosa e estranha. Vivia nessa ilha um rei que lamentava não ter filhos. Tal dor tornava-o amargo (...)
Conta a lenda que o arquipélago dos Açores é o que hoje resta de uma ilh(...)
LER
As Águas de Almofala
Há muito tempo, vivia em Almofala uma jovem muito bela chamada Salúquia. Fascinados pela sua beleza, todos os que a conheciam satisfaziam os seus caprichos. Um dia, um jovem governador árabe veio (...)
Há muito tempo, vivia em Almofala uma jovem muito bela chamada Salúquia. (...)
LER