A Cura do Infante
Há muito tempo atrás, durante a invasão moura na região de Viseu, a imagem de Nossa Senhora de Cárquere foi escondida num carvalho oco, junto com uma caixa de relíquias, os sinos da ermida e uma (...)
Há muito tempo atrás, durante a invasão moura na região de Viseu, a ima(...)
LER
Beatriz e o Mouro
Em tempos que já lá vão, no Castelo de Almourol, vivia D. Ramiro, um nobre godo, com a sua mulher e uma filha única chamada Beatriz. D. Ramiro era um chefe guerreiro com fama de impiedoso e cruel. Um dia, no caminho de regresso a casa (...)
Em tempos que já lá vão, no Castelo de Almourol, vivia D. Ramiro, um nob(...)
LER
As Três Gémeas
No tempo em que Silves pertencia aos Mouros, o rei Mohamed passeava a cavalo quando encontrou entre reféns cristãos, uma linda jovem, filha de um nobre cristão, e a sua aia. Ordenou que fossem levadas para (...)
No tempo em que Silves pertencia aos Mouros, o rei Mohamed passeava a caval(...)
LER
O Amor Imortal
Na corte britânica de Eduardo III, vivia Roberto Machim, um homem sensível e com o dom da palavra. Tinha como melhor amigo e companheiro de armas o fidalgo D. Jorge. Certo dia, D. Jorge pediu a Roberto para (...)
Na corte britânica de Eduardo III, vivia Roberto Machim, um homem sensíve(...)
LER
O Cavaleiro Henrique
Nos primeiros tempos da Reconquista, cerca de treze mil cruzados vieram de toda a Europa para auxiliar D. Afonso Henriques. Entre eles estava um cavaleiro chamado Henrique, originário de Bona, que (...)
Nos primeiros tempos da Reconquista, cerca de treze mil cruzados vieram de (...)
LER
A Raiva do Alva
A localidade de Pombeiro da Beira tem na sua história uma disputa entre três rios: o Mondego, o Alva e o Zêzere, todos nascidos na Serra da Estrela. Um dia, os três envolveram-se numa grande discussão (...)
A localidade de Pombeiro da Beira tem na sua história uma disputa entre tr(...)
LER
O Sem Pavor
Geraldo Geraldes, um homem de origem nobre que vivia à margem da lei, era chefe de um bando de proscritos que habitavam num pequeno castelo nos arredores de Yeborath (Évora). Conhecido também por (...)
Geraldo Geraldes, um homem de origem nobre que vivia à margem da lei, era (...)
LER
Lenda da Caninha Verde
Nos primeiros tempos da Reconquista, vivia num palácio perto de Vouzela o nobre guerreiro El Haturra, descendente do famoso chefe mouro Cid Alafum. El Haturra era velho e feio e nunca era visto sem a sua bengala (...)
Nos primeiros tempos da Reconquista, vivia num palácio perto de Vouzela o (...)
LER
A Torre da Princesa
Quando a cidade de Bragança era ainda a aldeia da Benquerença, lá vivia uma princesa bela e órfã com o seu tio, o senhor do Castelo. A princesa tinha-se apaixonado por um jovem nobre e valoroso, apesar de pobre. (...)
Quando a cidade de Bragança era ainda a aldeia da Benquerença, lá vivia (...)
LER
Lenda de S. Martinho
Segundo reza a lenda, num dia frio e tempestuoso de outono, um soldado romano, de nome Martinho, percorria o seu caminho montado a cavalo, quando deparou com um mendigo cheio de fome e (...)
Segundo reza a lenda, num dia frio e tempestuoso de outono, um soldado roma(...)
LER
O Bálsamo na Mão
Na freguesia de Chapim, concelho de Macedo de Cavaleiros, existia outrora um rei mouro que exercia o seu domínio sobre aquela região. Este rei tinha muito mau feitio e aproveitava todas as oportunidades para (...)
Na freguesia de Chapim, concelho de Macedo de Cavaleiros, existia outrora u(...)
LER
O Degredado de Ledão
Era uma vez um homem de Ledão acusado de um crime que o levou ao degredo para Moirama, onde trabalhava no campo para expiar a pena. As saudades da sua terra provocavam-lhe muita tristeza (...)
Era uma vez um homem de Ledão acusado de um crime que o levou ao degredo p(...)
LER