A Torre da Princesa
Quando a cidade de Bragança era ainda a aldeia da Benquerença, lá vivia uma princesa bela e órfã com o seu tio, o senhor do Castelo. A princesa tinha-se apaixonado por um jovem nobre e valoroso, apesar de pobre. (...)
Quando a cidade de Bragança era ainda a aldeia da Benquerença, lá vivia (...)
LER
Santiago e Caio
No ano de 44 da era de Jesus Cristo, passeava pela praia de Matosinhos um ilustre cavaleiro da Maia, Caio Carpo Palenciano, com a família e amigos. Cavalgava o grupo pelo areal, quando alguém vislumbrou uma (...)
No ano de 44 da era de Jesus Cristo, passeava pela praia de Matosinhos um i(...)
LER
A Senhora da Lapa
Diz a lenda que a imagem de Nossa Senhora da Lapa apareceu num penedo de difícil acesso, na Beira Alta. Os devotos construíram-lhe um templo num local mais acessível, mas a imagem da Senhora (...)
Diz a lenda que a imagem de Nossa Senhora da Lapa apareceu num penedo de di(...)
LER
A Senhora da Nazaré
A lenda da imagem de Nossa Senhora da Nazaré remonta a tempos antigos. Conta-se que o monge grego Ciríaco fugiu com ela para Belém de Judá e entregou-a a S. Jerónimo. Este, por sua vez, enviou-a a Santo Agostinho, que a entregou (...)
A lenda da imagem de Nossa Senhora da Nazaré remonta a tempos antigos. C(...)
LER
A Abóbada
Esta lenda teve lugar na época de construção do Mosteiro da Batalha. O arquiteto do mosteiro chamava-se Afonso Domingues, mas devido à sua quase cegueira e idade avançada, foi afastado da obra. (...)
Esta lenda teve lugar na época de construção do Mosteiro da Batalha. O a(...)
LER
Lenda de Valongo e Susão
Os nomes de Valongo e Susão têm origem nesta lenda que remonta à época em que alguns cristãos perseguidos no Oriente se refugiaram em Cale, foz do rio Douro. Entre eles estava o rico negociante judeu (...)
Os nomes de Valongo e Susão têm origem nesta lenda que remonta à época (...)
LER
Lenda dos Estremoços
Um homem, uma mulher e uma criança viajavam numa carruagem pela planície do Alentejo. Procuravam um novo lar numa terra bem longínqua. Um tremoceiro foi o único abrigo que encontraram no (...)
Um homem, uma mulher e uma criança viajavam numa carruagem pela planície (...)
LER
A Inês Negra
Inês Negra era uma mulher do povo, fiel à causa da independência de Portugal, no início do reinado de D. João I. Nessa altura, algumas terras portuguesas eram a favor de Castela. Por essa razão, Inês Negra (...)
Inês Negra era uma mulher do povo, fiel à causa da independência de Port(...)
LER
O Milagre de Ourique
A lenda conta que um pouco antes da Batalha de Ourique, D. Afonso Henriques foi visitado por um velho homem, que o rei acreditava já ter visto em sonhos. O homem fez-lhe uma revelação profética da vitória. Disse-lhe também (...)
A lenda conta que um pouco antes da Batalha de Ourique, D. Afonso Henriques(...)
LER
O Degredado de Ledão
Era uma vez um homem de Ledão acusado de um crime que o levou ao degredo para Moirama, onde trabalhava no campo para expiar a pena. As saudades da sua terra provocavam-lhe muita tristeza (...)
Era uma vez um homem de Ledão acusado de um crime que o levou ao degredo p(...)
LER
O Algar do Mouro
Diz a lenda que, entre Minde e Fonte da Serra, havia um palácio encantado numa caverna, onde vivia um velho mouro e a sua formosa sobrinha. Um dia, uma mulher do povo surpreendeu a moura a limpar (...)
Diz a lenda que, entre Minde e Fonte da Serra, havia um palácio encantado (...)
LER
O Cavalum
As Furnas do Cavalum, na vila de Machico, são umas grandes grutas escavadas na rocha de basalto que o povo diz serem a morada de um monstro. Cavalum é um diabo em forma de cavalo, com asas de morcego, que deita fogo pelas narinas. (...)
As Furnas do Cavalum, na vila de Machico, são umas grandes grutas escavada(...)
LER