A Porta da Traição
O cerco do exército português à fortaleza de Óbidos, dominada pelos mouros, durava já há cerca de dois meses. Um dia, D. Afonso Henriques e Gonçalo Mendes da Maia, o Lidador decidiram que o ataque (...)
O cerco do exército português à fortaleza de Óbidos, dominada pelos mou(...)
LER
O Cavaleiro de Negro
D. Sebastião, rei de Portugal, desejoso por combater em África, procurou apoio junto do seu tio, D. Filipe II de Espanha. Nesse sentido, escolheu D. Pedro de Alcáçova como seu embaixador para tal missão. Sentindo-se honrado com (...)
D. Sebastião, rei de Portugal, desejoso por combater em África, procurou (...)
LER
O Mouro do Cabril
Beatriz era uma jovem e bela camponesa, disputada pelos jovens do lugar. Influenciada pelas histórias da sua avó, sobre pastoras e príncipes encantados, ainda não se tinha decidido por nenhum pretendente (...)
Beatriz era uma jovem e bela camponesa, disputada pelos jovens do lugar. In(...)
LER
As Amendoeiras Em Flor
Há muitos séculos, reinava em Chelb, a futura Silves, o rei Ibn-Almundim. Este rei nunca tinha conhecido uma derrota. Um dia, entre os prisioneiros de uma batalha, viu a linda Gilda, uma princesa loira de olhos azuis (...)
Há muitos séculos, reinava em Chelb, a futura Silves, o rei Ibn-Almundim.(...)
LER
A Padeira de Aljubarrota
Brites de Almeida, mais conhecida por padeira de Aljubarrota, não se enquadrava nos típicos padrões femininos: era feia, de cabelos crespos, muito forte e grande. Tinha um comportamento masculino, o que (...)
Brites de Almeida, mais conhecida por padeira de Aljubarrota, não se enqua(...)
LER
A Dama do Pé de Cabra
D. Diogo Lopes, nobre senhor da Biscaia, caçava nos seus domínios, quando foi surpreendido por uma linda mulher que cantava. Ofereceu-lhe o seu coração, as suas terras e os seus vassalos se (...)
D. Diogo Lopes, nobre senhor da Biscaia, caçava nos seus domínios, quando(...)
LER
Lenda das Sete Cidades
Conta a lenda que o arquipélago dos Açores é o que hoje resta de uma ilha maravilhosa e estranha. Vivia nessa ilha um rei que lamentava não ter filhos. Tal dor tornava-o amargo (...)
Conta a lenda que o arquipélago dos Açores é o que hoje resta de uma ilh(...)
LER
Lenda da Dona Branca
Em Silves, reinava o mouro Ben-Afan. Um dia, no intervalo das suas lutas contra os cristãos, teve um sonho extraordinário. Na verdade o sonho começou por ser um pesadelo, com tempestades e vampiros, mas (...)
Em Silves, reinava o mouro Ben-Afan. Um dia, no intervalo das suas lutas co(...)
LER
Lenda de Santarém
A lenda de Santarém remonta ao ano 1215 a. C. e reza que então reinava na Lusitânia o príncipe Gorgoris. Um dia, Ulisses de Ítaca chegou à foz do Tejo, onde decidiu descansar por algum tempo antes de (...)
A lenda de Santarém remonta ao ano 1215 a. C. e reza que então reinava na(...)
LER
Os Corvos de S. Vicente
No tempo da ocupação da Península Ibérica pelos mouros, estes ordenaram que todas as igrejas fossem convertidas em mesquitas muçulmanas. Os cristãos de Valência quiseram pôr a salvo o corpo do (...)
No tempo da ocupação da Península Ibérica pelos mouros, estes ordenaram(...)
LER
Os Távoras
Conta a lenda que, no século XI, dois irmãos, D. Tedo e D. Rausendo, há muito que tentavam conquistar o castelo de Paredes da Beira, que estava na posse do mouro de Lamego. Cansados do insucesso, resolveram arquitetar (...)
Conta a lenda que, no século XI, dois irmãos, D. Tedo e D. Rausendo, há (...)
LER
Lenda da Caparica
Há muitos anos, quando a Caparica era apenas um local ermo, apareceu por lá uma criança pobre, muito bonita. Ninguém sabia donde vinha, mas, apesar disso, um velho da freguesia da Senhora (...)
Há muitos anos, quando a Caparica era apenas um local ermo, apareceu por l(...)
LER