José Sócrates

Político português, de nome completo José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa, nasceu a 6 de setembro de 1957 e é natural de Vilar de Maçada, no concelho de Alijó, Vila Real. Licenciado em Engenharia Civil, com uma pós-graduação em Engenharia Sanitária, foi eleito para o Secretariado Nacional do Partido Socialista em 1991 e foi o porta-voz do PS para as questões do Ambiente até 1995. De 1995 a 1997 exerceu as funções de Secretário de Estado Adjunto da Ministra do Ambiente do XIII Governo Constitucional, mas, após a remodelação ministerial de 1997, tornou-se Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro. Em 1999, no XIV Governo Constitucional, foi nomeado para o cargo de Ministro do Ambiente e Ordenamento, que exerceu até ao fim do governo de António Guterres, em 2002.
Em julho de 2004, por decisão do presidente Jorge Sampaio, foi nomeado novo Governo Constitucional, o XVI, liderado por Santana Lopes, em substituição do XV de Durão Barroso - entretanto convidado a apresentar a sua candidatura a presidente da Comissão Europeia. Ferro Rodrigues, insatisfeito com a decisão presidencial, demite-se do cargo de secretário-geral do PS. José Sócrates foi um dos políticos do partido a apresentar a sua candidatura à liderança, posicionando-se como um candidato da esquerda moderna do Partido Socialista, acabando mesmo por ganhar as eleições, decorridas a 24 e 25 de setembro de 2004, com cerca de 79% dos votos. Como tal, encabeçou a lista do PS nas eleições legislativas antecipadas de 20 de fevereiro de 2005. Nestas eleições, o Partido Socialista obteve a maioria absoluta pela primeira vez na história do partido e José Sócrates tornou-se primeiro-ministro do XVII Governo Constitucional.
A 30 de janeiro de 2005 passou a ocupar um dos 25 cargos de vice-presidente da Internacional Socialista, enquanto que António Guterres foi substituído pelo grego George Papandreou na presidência.
No segundo semestre de 2007, coube a Portugal a presidência do Conselho da União Europeia, tendo, por isso, José Sócrates assumido por inerência o cargo de presidente da organização. A 7 de dezembro iniciou a Cimeira UE/África em Lisboa, no Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, ainda com Portugal como país a presidir ao Conselho da UE.
Como referenciar: José Sócrates in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-17 07:33:44]. Disponível na Internet: